Pesquisar aqui

quinta-feira, 18 de julho de 2013

PAULA MASCARENHAS : Prefeita em exercício sanciona leis que autorizam a contratação de financiamentos

Editais de obras do PAC em Pelotas começam a ser elaborados
Dois projetos juntos receberão R$ 96 milhões do governo federal para obras na estrutura da cidade

Por Diego Queijo

Após a aprovação na Câmara de Vereadores, a prefeita em exercício Paula Mascarenhas (PPS) sancionou as leis que autorizam a contratação de financiamentos com a Caixa Econômica Federal, para a execução de projetos ligados aos Programas de Aceleração do Crescimento (PACs) de Mobilidade e Pavimentação. Os dois projetos juntos receberão R$ 96 milhões do governo federal para obras na estrutura da cidade. A partir de agora, começam a correr os prazos para adequações dos projetos executivos e a elaboração dos editais de licitação à escolha das empresas que executarão as obras.
Pelotas RS
Segundo o secretário da Unidade Gestora de Projetos (UGP) Jair Seidel, a documentação do PAC da Mobilidade já foi encaminhada à Caixa para que o contrato seja assinado. O Ministério tem até outubro para assinar o contrato que libera os recursos, explicou. Porém, com a abertura do processo de licitação, os trabalhos só iniciarão em 2014.
As obras de Mobilidade contemplam a revitalização do calçadão no centro da cidade e a pavimentação de corredores de transporte coletivo nas avenidas General Osório, Marechal Deodoro e Duque de Caxias, que passarão a contar com ciclovias e abrigos de ônibus.

Pavimentação

Apesar de as obras do PAC da Mobilidade estarem previstas para começarem no ano que vem, as obras do PAC da Pavimentação devem sair antes do papel. De acordo com Seidel, os recursos para pavimentação estão mais adiantados porque os projetos já estão sob análise da Caixa. “Queremos que o contrato seja assinado antes de outubro para que as obras comecem antes do fim do ano”, disse.

Na opinião da secretária de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU) Joseane Almeida, as verbas são de extrema importância ao desenvolvimento da cidade. Muitas das avenidas que serão contempladas pela pavimentação ficam na região do Aeroporto de Pelotas. Uma área cujo fluxo de veículos é crescente.

De acordo com Joseane, as ruas e avenidas que receberão as obras são a 25 de Julho, Assis Brasil, Ildefonso Simões Lopes, Zeferino Costa, João Jacob Bainy, Leopoldo Brod e Salgado Filho. “A Jacob Bainy é importante para desafogar a Fernando Osório e a Salgado Filho contempla uma grande ciclovia da Fernando Osório até a República do Líbano”, exemplificou.

As vias que serão pavimentadas receberão ainda obras de drenagem, construção de abrigos de ônibus, sinalização viária completa e arborização.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."