Pesquisar aqui

sexta-feira, 12 de julho de 2013

“O estresse atinge cerca de 70% da população brasileira”, explica a psiquiatra Monica Cereser

Que ser humano nunca sofreu de estresse e ouviu de outras pessoas que tudo não passa de frescura? Pois bem, quem te disse isso está totalmente enganado, o estresse é fruto de uma alta descarga de adrenalina motivada por um desgaste emocional que pode ocasionar graves consequências, como acidente vascular cerebral, infarto fulminante, parada cardiorrespiratória etc.

Em entrevista ao R7, a especialista relatou que todas as pessoas estão sujeitas a sofrerem desse problema. “O estresse atinge todas as idades, desde uma criança de três anos até um senhor de oitenta anos. Tudo vai depender da carga emocional que essa pessoa está carregando”, explicou.

As queixas do estresse devido às cobranças do trabalho, das longas filas de banco, do trânsito caótico e das brigas familiares, fazem parte  da vida dos brasileiros e, por mais que seja ruim, todo ser humano precisa ter um pouco de estresse.

“O brasileiro tem um índice de quase 70% da população economicamente ativa que sofre de um nível de estresse significativo. Apesar de preocupante, todo mundo precisa de um pouco de estresse, porque significa que ela está desenvolvendo alguma atividade. Quando você não tem nem um pouco de estresse, é preciso ligar o sinal de alerta, porque você está sendo improdutivo de alguma forma”, destacou.

Para evitar que o estresse cause danos a sua vida, é preciso ficar atento aos sinais negativos deixados por ela, como dificuldade para executar tarefas simples, nervosismo descontrolado, impaciência, ansiedade etc.

“Quando o estresse chega ao limite é preciso parar e começar tentar identificar quais são os sintomas e o que está te deixando nestas condições. Nós recomendamos que a pessoa procure relaxar, controlar a alimentação e  que pratique algum esporte para liberar mais endorfina. Isso melhora a qualidade de vida e baixa o nível de estresse”, finalizou.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."