Pesquisar aqui

quarta-feira, 10 de julho de 2013

AVIÃO MOVIDO À ENERGIA SOLAR

Um avião movido a energia solar conseguiu atravessar os Estados Unidos de costa a costa, no primeiro teste antes de iniciar um projeto ainda mais ambicioso: dar uma volta ao mundo sem gastar uma gota de combustível.


O protótipo, desenvolvido pela empresa suíça Solar Impulse, partiu de São Francisco no dia 3 de maio e aportou em Nova York no último sábado, depois de cinco escalas. "O que alguns anos atrás era um sonho, se tornou realidade nos últimos dias e agora faz parte da história", disse o piloto André Borschberg, que alternou o controle do avião com o também criador do projeto Bertrand Piccard.

A ideia inicial dos pilotos era sobrevoar a estátua da Liberdade como o ponto alto do trajeto, mas um problema técnico na asa esquerda forçou o pouso antecipado.

O avião começou a ser planejado em 2003 e recebeu um investimento de US$ 112 milhões, o equivalente a R$ 253,1 milhões. O segredo do uso da energia solar está nas asas: 12 mil células fotovoltaicas acumulam energia e permitem que a aeronave possa voar mesmo durante a noite ou com tempo nublado.

"Nós queremos passar uma mensagem de que a tecnologia pode ser usada para criar um mundo mais limpo",afirmou Piccard. "No século XX, o homem que conquistou o mundo. Agora, no século XXI, temos que melhorar a nossa qualidade de vida". A volta ao mundo está prevista para ocorrer em 2015.

Com informações do Estadão

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."