Pesquisar aqui

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Snowden aceita oferta de asilo da Venezuela, diz parlamentar russo

Ex-analista é acusado de vazar informações do programa de espionagem dos EUA

O ex-analista americano da inteligência Edward Snowden, que está há duas semanas bloqueado na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou, aceitou a oferta de asilo político apresentada pelo governo da Venezuela, afirmou nesta terça-feira um parlamentar russo. "Como era esperado, Snowden aceitou a oferta do presidente (venezuelano Nicolás) Maduro sobre asilo político", escreveu Alexei Pushkov, presidente do comitê de Relações Exteriores na Câmara Baixa do Parlamento russo na rede social Twitter. "Aparentemente, esta opção pareceu ser a mais confiável para Snowden", acrescentou. 

O governo da Venezuela havia oferecido na semana passada asilo para Snowden, em um gesto que foi seguido pelas autoridades de Bolívia e Nicarágua. Snowden, que está no centro de um escândalo internacional ao revelar a extensão da espionagem eletrônica e telefônica americana, havia enviado cartas pedindo asilo a cerca de 20 países, incluindo Venezuela. 

Maduro chegou a afirmar à imprensa em Caracas que havia "recebido a carta com o pedido de asilo" de Snowden, e acrescentou que o ex-analista americano "deve decidir quando viajará, se finalmente desejar vir" à Venezuela. Snowden não pode sair da zona de trânsito do aeroporto de Sheremetievo, já que seu passaporte americano foi revogado pelas autoridades de seu país, e não possui documentos que lhe permitam viajar.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."