Pesquisar aqui

domingo, 19 de agosto de 2012

Classe artística cria documento com propostas à prefeitura


Encontro de Cultura

Por: Ana Cláudia Dias
anacl@diariopopular.com.br

Foco na reforma do Sete de Abril
Em breve deve circular pelas redes sociais documento contendo propostas para a cultura de Pelotas, que deverão ser apresentadas aos candidatos à prefeitura na eleição de 7 de outubro. Estas demandas foram levantadas pelos trabalhadores da área durante o 3º Encontro Municipal de Cultura, que teve o tema As políticas públicas da cultura para as cidades. A reunião, convocada pelo Conselho de Cultura (Concult), ocorreu neste sábado (18) no plenário da Câmara de Vereadores.

A presidente do Concult, produtora cultural Beatriz Araújo, conta que ideia de colocar o documento na web é para que outros agentes, que não participaram do Encontro, tenham a oportunidade de contribuir com sugestões. Entretanto Beatriz não acredita que a redação final seja muito alterada em relação do que foi debatido.

O Encontro partiu do próprio Concult com o objetivo de afinar propostas vindas de duas vertentes, uma delas vem das resoluções finais da 3º Conferência Municipal de Cultura, ocorrida em 2009, a partir de iniciativa da Câmara de Vereadores. A outra é um compilado de propostas, encaminhado pelo produtor cultural e escritor Duda Keiber, que tem circulado pela internet e causado debate entre os trabalhadores da área.

Os dois documentos foram lidos e analisados e, partir da discussão com a plateia, foram tiradas ideias e sugestões que, segundo Beatriz Araújo, enriqueceram a série de novas proposições.

Outro momento importante para os participantes do Encontro foi a fala da Assessora Técnica da Representação Regional-Sul do Ministério da Cultura, Carla Ribeiro. A assesora trouxe informações sobre os requisitos necessários para que o município possa se credenciar ao Sistema Nacional de Cultura, que disponibiliza verbas para financimento de projetos culturais.

Foco na reforma do Sete de Abril

Em relação as demandas da 3ª Conferência Municipal de Cultura, os participantes do Encontro concordaram que a única ação concreta foi a implantação do financiamento Procultura. Na análise dos participantes do Encontro, a próxima administração municipal precisará implementar ações como a criação de uma casa de cultura, que abra espaço para os grupos, de teatro e dança, por exemplo, que não têm lugar para ensaiar. Outra urgência é a reabertura do teatro Sete de Abril. 

O novo governo será cobrado para que faça um trabalho de base com o objetivo de contribuir para a formação de plateia. O incentivo à produção e o intercâmbio com outras cidades também estão contemplados entre as exigências. Um aspecto considerado muito negativo e que a classe quer ver providências a respetio, é com relação a ausência de um mapeamento cultural.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."