Pesquisar aqui

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

PEDANTISMO : DEFINIÇÕES E EXPRESSÕES

Pedantismo


"Cumpre entretanto indagar quem sabe melhor e não quem sabe mais." 
- Michel de Montaigne

Michel de Montaigne
Ao ter uma atitude pedante, o indivíduo não permite críticas nem aprendizado, já que acha que sabe tudo, porém sabe muito menos do que acha que sabe. 

Logo, o pedantismo cria uma barreira entre o pedante e o mundo ao seu redor, impedindo o conhecimento, um desenvolvimento. Ou seja, ao dizer que não precisa da sabedoria do outro, a pessoa pode até evoluir em alguns aspectos intelectuais por conta própria, mas não necessariamente essa evolução será sustentável. 

O indivíduo não se desenvolverá, pois em muitos outros aspectos ele estará errando, por exemplo, ao não ser modesto. Portanto, de nada vale a sabedoria estagnada, que não se move de forma recíproca, não é passada nem recebida. 

Então uma outra dimensão é construída pelo pedante, como um "autista", negando-se ao externo, entretanto, internamente se negando. Pois, a meu ver, é inerente ao ser a natureza social, a troca, o convívio, assim, este irá contra sua espécie, até chegar à desumanização do humano, ao animalesco. Mas era destinado a pensar, fazer pensar, já que existe, pois, para pensar. 

Será?


Pernóstico

É um grupo de interesses arrogante, pedante, das pessoas que falam com nariz em pé como se tivessem mais autoridade do que o resto do planeta. (notícia do jornal O Estado de São Paulo de 10 de outubro de 2006).

Diz-se daquele que supõe saber mais do que realmente sabe.


Você conhece alguém assim? 

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."