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segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ALÔ, CANDIDATOS!!! COPIEM ESSA IDEIA E SEJAM OBJETIVOS


Buenos Aires incentiva distribuição de bicicletas e vestiários para ciclistas

Marcia Carmo
De Buenos Aires para a BBC Brasil

Para incentivar os portenhos a pedalar e desafogar o trânsito, o governo da cidade de Buenos Aires está estimulando empresas, universidades e ONGs a aderirem a um programa que prevê a distribuição e o empréstimo de bicicletas a funcionários e alunos. Estacionamentos e vestiários com chuveiros para os que chegam suados após a pedalada para o trabalho ou estudos também estão no plano.

Trata-se do programa chamado Mejor en Bici (Melhor de Bicicleta). Segundo dados do governo local, 107 empresas de diferentes setores como tecnologia, petróleo e alimentos, além de 28 ONGs e oito universidades, já foram classificadas como "amigas da movimentação sustentável" porque estão estimulando o uso de bicicletas.

Gratuitas
Em Buenos Aires, 57 mil pessoas estão registradas nos computadores das estações de bicicletas, segundo dados oficiais.
Na prática, muitos usam a bicicleta do programa para completar a viagem – por exemplo para chegar a estação de trem ou de metrô na ida ou na volta para o trabalho, para a universidade ou órgão público.
O sistema inclui a entrega de capacetes e o usuário deve devolver a bicicleta e o capacete até uma hora depois em outra estação de bicicletas.

'Ruas estreitas'
A construção de ciclovias gerou, inicialmente, criticas por parte de muitos motoristas, que reclamaram "das ruas mais estreitas".
"Pensaram que estávamos loucos, mas agora as pessoas começam a perceber a mudança, os resultados positivos", disse o subsecretário.

O psicólogo Federico Pardo adquiriu em Barcelona, na Espanha, onde morou, o hábito de usar a bicicleta como seu meio de transporte e acha que as críticas, em Buenos Aires, são uma questão de "adaptação" dos hábitos da sociedade.

Estações
As estações de bicicletas públicas estão em vários pontos da cidade, como nas calçadas das avenidas Nove de Julio, no centro, ou em pontos da Recoleta e de Palermo. O serviço funciona de segunda a sexta das oito da manhã às oito da noite e sábados das nove da manha às três da tarde.

Quase dois anos após a inauguração das primeiras ciclovias, em dezembro de 2010, o número de viagens em bicicleta já representa 2% dos descolamentos em Buenos Aires. O objetivo das autoridades é ampliar esse percentual para 5%, em três anos.
Atualmente, 60% do transporte de passageiros é feito em ônibus.


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