Pesquisar aqui

sábado, 8 de setembro de 2012

ALGUNS CANDIDATOS A VEREADOR APELAM...


... PARA O RIDÍCULO, E MARCAREM A PRESENÇA(?)


Deu ali no Blog Panorama Político

Em seu 12º artigo a Lei Eleitoral estabelece que o candidato às eleições proporcionais indicará, no pedido de registro, além de seu nome completo, as variações nominais com que deseja ser registrado, até o máximo de três opções. 

Elas incluem o prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual é mais conhecido. No entanto, a norma faz algumas ressalvas.

Segundo a legislação, esse nome não pode: estabelecer dúvida quanto à identidade do candidato; não pode atentar contra o pudor e não pode cair no ridículo ou ser irreverente. Havendo dúvida, a Justiça Eleitoral poderá exigir do candidato prova de que é conhecido por determinada opção de nome por ele indicado, quando seu uso puder confundir o eleitor.

Questionado sobre alguns nomes irreverentes como Ninguém e Infiteti das Costa Oca, o juiz eleitoral, José Dantas de Paiva, disse que não analisar o mérito, nem emitir juízo de valor, por não ter sido ele o juiz que julgou e deferiu o registro. "Existem muitas motivações por traz dos nomes, mas muitos dos candidatos", analisou José Dantas, "fazem opção por nomes diferentes em forma de protesto, outros porque realmente são conhecidos daquela forma".

NOMES INUSITADOS

Super Moura
Natural de Boa Saúde, José Vitória de Moura, 78, é militar reformado. Filiado ao PSL, obteve, em sua primeira disputa, em 2006, 3.013 votos (deputado estadual) e, em 2008, 1.314 votos (vereador).

Ninguém
Adonis Nagib de Carvalho França tem 43 anos e é engenheiro têxtil. Está estreando na política partidária pelo PRB. Ele diz ter sete projetos 'de gaveta' para lançar como vereador.

Infiteti das Costa Oca
Gilson Gomes de Paiva tem 23 anos. É mecânico de manutenção e humorista. Filiado este ano ao PP, estréia na política partidária, ao lado de 34 outros candidatos. Faz humor nos bares e festas.

Palhaço Macarrão
Joel Rodrigues de Lima tem 39 anos, ensino médio, e é natural de Natal. É candidato do PSDB pela segunda vez. Nas eleições de 2008, também disputou vaga para a Câmara e conseguiu 536 votos.


blog olhar atento

Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."