Pesquisar aqui

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

LARANJAL - Obras avançam


Com previsão de liberação total à população para o dia 15 de setembro, as obras de qualificação da orla dos balneários Santo Antônio e Valverde avançam em ritmo acelerado e são, basicamente, de acabamento. Ficaram prontas as seis travessias de pedestres, cujas faixas de segurança destacam-se pela cor diferenciada dos demais blocos; a repavimentação do calçadão do trapiche à rótula; o encanteiramento das raízes das figueiras e dos plátanos; e o tratamento fitossanitário.

         Sob a supervisão diária da arquiteta da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP) da Prefeitura, Daniela Tunes, trabalhadores da ACPO, empresa contratada por meio de licitação pública, dão continuidade à colocação de 202 bancos sem encosto na costa. “Trata-se de um serviço manual e artesanal. Os assentos vêm pré-moldados e exigem aplicação de massa, para uniformização da superfície e remates em geral”, explica a responsável pela fiscalização das intervenções no Laranjal.

         A mobília com encosto, que totaliza 54 unidades e já havia ao longo da orla, foi totalmente reformada, além de reinstalada, tornando-se disponível para uso de moradores e visitantes. Outras ações finalizadas consistem na implantação das 45 lixeiras e na disposição de terra vegetal em todos os canteiros. “O plantio de grama está programado, para muito breve, e será feito ao redor das árvores mais expostas ao sol”, informa Daniela. Segundo a arquiteta, ainda falta padronização, por meio de pintura, de todo o meio-fio que contorna o piso da beira da praia e é composto por fragmentos novos, moldados no local, e reaproveitados. 

         Com a finalidade de proporcionar conforto a moradores, turistas e veranistas, a reforma foi idealizada e dividida em dez estágios, priorizando trechos de menor circulação nos períodos de maior movimento nos balneários. Conforme o secretário-executivo da UGP, Jair Seidel, a administração municipal “pensou” todos os detalhes no intento de compor, da melhor forma possível, um dos mais belos cenários turísticos da cidade. “Na segunda quinzena de setembro, senão o mais representativo, um dos mais admiráveis cartões postais de Pelotas estará remodelado, tornando-se ainda mais cômodo e atrativo”, afirma o gestor público.

Melhorias projetadas para a orla do Laranjal

• Pavimentação do calçadão em blocos de concreto do tipo Holland, nas cores grafite e natural.

• Encanteiramento das figueiras históricas e dos plátanos.

• Tratamento fitossanitário.

• Três pracinhas de brinquedos.

• Espaço para academia, com dez equipamentos e quatro aparelhos para ginástica ao ar livre.

• Seis travessias com a medida de cinco por 24 metros cada, com acessos assinalados por blocos na cor vermelha e faixas de segurança realçadas na coloração natural

• Paraciclos ou estacionamentos para bicicletas.

• Mobiliário urbano: 271 bancos (202 novos e sem encosto, 54 recuperados e com encosto, e 15 sextavados ao redor das árvores), 45 lixeiras e 34 postes reformados com quatro pétalas cada.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."