Pesquisar aqui

sábado, 8 de junho de 2013

Afif Domingos pede exoneração de ministério para assumir governo

Viagem de Alckmin obrigou o político do PSD a se afastar temporariamente da Secretaria da Micro e Pequena Empresa para evitar o acúmulo de cargos

Guilherme Afif Domingos (PSD) pediu exoneração do cargo de ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa para poder assumir interinamente o governo do estado de São Paulo no próximo domingo, quando Geraldo Alckmin viajará para o exterior. O decreto da presidente Dilma Rousseff exonerando "a pedido" Afif do cargo foi publicado em edição extra do Diário Oficial na noite de sexta-feira.


Desde o início de maio, o político acumulava as funções de ministro e vice-governador. A exoneração da Secretaria foi a manobra necessária para evitar que ele ocupasse os cargos de ministro e chefe do Executivo paulista ao mesmo tempo, o que é proibido pelas Constituições federal e estadual. Geraldo Alckmin viajará para a França para participar dos eventos sobre a candidatura de São Paulo para sediar a Expo 2020.


Em entrevista para o site de VEJA em maio, Afif já havia adiantado qual seria a sua estratégia caso Alckmin precisasse viajar para fora do país. "Para eu assumir cargo, tenho de renunciar temporariamente ao ministério. Então renuncio por três dias e sou renomeado, para poder cumprir a missão constitucional", disse ele. Na quinta-feira, quando o governador voltar da França, Afif precisará ser novamente "nomeado" pela presidente, voltando, assim, a ocupar a Secretaria. Se arriscasse ficar no cargo de ministro, Afif poderia incorrer em crime de responsabilidade por acumular as funções.

JORNALISMORU. COM - A NOTÍCIA NA HORA EM QUE ELA ACONTECE - 17h - 
RU 1160AM - Fique muito bem informado . No Facebook acesse: jornalismoru.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."