Ar polar derruba marcas a 5°C e baixa visibilidade pode causar transtornos
Ar polar favorece amanhecer mais frio em grande parte do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira. Há possibilidade de cerração e visibilidade reduzida entre a madrugada e amanhecer. Entre a Serra, o Planalto e a Região Metropolitana ainda poderão ocorrer nevoeiros densos e persistentes. Nas demais áreas previsão de nevoeiros mais localizados.
A tarde será ensolarada e de sensação térmica agradável na maioria das regiões. A noite terá acentuada queda na temperatura, antecipando o amanhecer de terça-feira que será gelado e com risco de formação de geada em parte do Estado.
As mínimas podem chegar a 5°C em Vacaria e Bagé, com 6°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, devem atingir 21°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 10°C e 21°C.
De acordo com a MetSul, estudo da Meteorologia da Aeronáutica mostra que, se o nevoeiro se formar cedo no Aeroporto Salgado Filho, tendo como hora inicial entre 23h e 4h da manhã, ele tende a ser de maior duração com mais transtornos. A neblina causou diversos atrasos e períodos de paralisação no funcionamento do terminal neste domingo.
O prometido equipamento de ILS-2 deve reduzir transtornos, mas seguirão os problemas em jornadas de visibilidade bastante baixa. Junho é o mês com maior incidência de nevoeiro em Porto Alegre. O período mais crítico é de maio a agosto, mas junho encabeça o ranking do número de dias com nevoeiro. Entre 1998 e 2006 foram 63 dias com registro do fenômeno.
E na Copa? Será maior ou menor a incidência de nevoeiro ? O fenômeno é de previsão de curto prazo, logo complicado se estabelecer tendência de longo prazo, mas muito dificilmente o fenômeno não se fará presente na Capital. O que varia de ano para ano é a frequência de nevoeiro no inverno. Se, por exemplo, houver El Niño na metade de 2014, o que hoje é virtualmente impossível se prognosticar, não só choveria mais em Porto Alegre durante o Mundial como haveria maior incidência de nevoeiro.
JORNALISMORU. COM - A NOTÍCIA NA HORA EM QUE ELA ACONTECE - 17h -
RU 1160AM - Fique muito bem informado . No Facebook acesse: jornalismoru.com