Pesquisar aqui

quinta-feira, 6 de junho de 2013

AMEAÇA DE APAGÃO : Cresce o uso de fontes complementares às hidrelétricas

Depois de sujar a matriz energética com o emprego intensivo de usinas térmicas a gás, a óleo e a carvão, o país ficou mais aberto à concorrência de produtos energéticos

Com cerca de 70% da geração de origem hidráulica, o país precisou recorrer a energias não renováveis para evitar o retorno do racionamento em razão da longa estiagem de 2012. Mas essa realidade, aliada à tendência de ampliar a oferta ao sistema interligado de eletricidade mediante fontes variadas, e a preços competitivos, está impulsionando tanto projetos “verdes” de usinas eólicas (ventos) e solares quanto os que ressuscitam o até agora isolado carvão mineral, explorado nas minas da Região Sul. Depois de sujar a matriz energética, considerada a mais limpa do planeta, com o emprego intensivo de usinas térmicas a gás, a óleo e a carvão, o país ficou mais aberto à concorrência de produtos energéticos.

"Todos os países do mundo buscam diversificar a geração para reforçar a segurança de suprimento e melhorar custos. Os europeus, sempre foram muito dependentes do gás e do carvão e investem pesado em usinas movidas pelos ventos, pelas águas e pela energia nuclear", explica Mathias Becker, presidente da Renova Energia, operadora de grandes parques eólicos no país. Para ele, o mercado brasileiro também foi forçado a encarar esse desafio em razão dos recentes períodos de seca.


A energia eólica já é a segunda fonte mais competitiva do país, superada apenas pela hidreletricidade. Se o patamar de contratação ficar na casa do 2 gigawatts (GW) de parques por ano, a tendência é de que a cadeia produtiva continue se consolidando no Brasil. “Em meio a um ambiente cada vez mais competitivo, os investidores que apostarem no ganho de escala terão mais chance de garantir sua lucratividade, apesar da pressão atual dos custos”, sublinha Becker.

JORNALISMORU. COM - A NOTÍCIA NA HORA EM QUE ELA ACONTECE - 17h - 
RU 1160AM - Fique muito bem informado . No Facebook acesse: jornalismoru.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."