Pesquisar aqui

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

SALÁRIO MÍNIMO REGIONAL TEM NOVA PROPOSTA DE AUMENTO

Empresários apresentam proposta de reajuste de 5,3% para salário mínimo regional
Centrais sindicais pediram alta de 16,81% para 2014

As federações empresariais levaram nesta quarta ao governo do Estado a proposta de reajuste de 5,3% para o novo salário mínimo regional em 2014. O documento foi apresentado para o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes/-RS), Marcelo Danéris, pelos presidentes da Fiergs, Heitor Müller, da Farsul, Carlos Sperotto, e da Fecomércio/RS, Zildo de Marchi, durante encontro na sede da Farsul. Além disso, os empresários disseram que são contra a inclusão de novas categorias no piso regional. 

O secretário Marcelo Danéris informou que no dia 12, os empresários serão recebidos no Palácio Piratini pelo governador Tarso Genro e onde deverão entregar a proposta de reajuste do piso regional. “Queremos levar o projeto para a Assembleia Legislativa até o dia 19 com validade para 2014. O projeto precisa ser votado em dezembro”, destacou. Segundo Danéris, 1,1 milhão de trabalhadores gaúchos serão beneficiados pelo piso regional. No final da reunião, Sperotto, Müller e De Marchi disseram que vão esperar a reunião com o governador para se manifestar sobre o reajuste do piso. 

No dia 16 de setembro, representantes das centrais sindicais entregaram a proposta de reajuste de 16,81% para 1º de janeiro de 2014, inclusão de novas faixas para o recebimento do piso, além de alterações de faixas para categorias com salários defasados. Além disso, os trabalhadores pediram a colocação do piso na Constituição do Estado, estabelecendo critério de reajuste geral, levando-se em conta o crescimento da economia nacional e estadual, mais a inflação.  Desde 2011, o governo do Estado busca estabelecer uma fórmula para o reajuste anual sem a necessidade de fazer debates a cada véspera de reajuste.

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."