DIA
Nesta sexta feira (8) , a presidente Dilma Rousseff passará por Pelotas, no caminho para a cidade vizinha de Rio Grande, onde fará a visitação ao Pólo Naval, bem comom, inaugurar a nova plataforma de petróleo da Petrobrás - P/58 . A próxima parada da P-58 ,após deixar o Estaleiro da Quip, é o Campo de Baleia Azul, no Parque das Baleias de Campos, localizado no litoral Sul do Espírito Santo.
TESTES
A fase de testes para a navegação se inicia neste final de semana. Já a data de partida da petroleira, prevista para o dia 15, dependerá ainda do aval de técnicos e engenheiros, além das condições climáticas favoráveis para a navegação.
CONSTRUÇÃO
A construção da plataforma em Rio Grande começou em 2011, com a chegada do casco, proveniente de Cingapura, sob a responsabilidade da CQG Construções Offshore e da Quip S/A. A P-58 é uma unidade flutuante do tipo FPSO que produz, processa, armazena e escoa petróleo, com capacidade de produção de 180 mil barris de óleo por dia. Além disso, tem a capacidade de comprimir seis milhões de metros cúbicos de gás por dia, injeção de água de 350 mil barris/dia.
CAPACIDADE
O FPSO possui 334 metros de comprimento, 58 metros de largura, 70 metros de altura – equivalente a um prédio de mais de 20 andares. Foram investidos mais de R$ 2,5 bilhões na embarcação.
Da Redação e com informações do Diario Popular
Foto - Ilustração