Pesquisar aqui

terça-feira, 10 de abril de 2012

" É PROIBIDO FUMAR !" na UCPel


Fica proibido fumar nas dependências da UCPel

Agora é lei – e responsabilidade de todos. Fumar dentro dos recintos de qualquer campi da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi proibido a partir de uma Portaria divulgada no fim de março. Com a colaboração e a integração de funcionários, professores e alunos, a proposta é incentivar os fumantes a largarem o vício e ainda preservar a saúde de quem não fuma, mas, às vezes, acaba também sendo prejudicado. A iniciativa é do Programa UCPel Mais Saudável, que há mais de quatro anos vem agindo no combate ao tabagismo nos ambientes compreendidos pela Universidade.

Com base nas Legislações Federal, Estadual e Municipal, não será permitido o consumo de produtos fumígenos – cigarros, charutos e cachimbos, por exemplo – em ambientes fechados, parcialmente fechados ou murados da Universidade. Segundo o coordenador do programa, professor Roni Quevedo, a intenção é ajudar os fumantes a pararem de fumar e ainda alertar os não-fumantes para que não entrem em contato com o cigarro. “O Programa não é contra os fumantes. É uma forma de ajudá-los e também prevenir que outras pessoas não comecem a fumar”, explicou. De acordo com Quevedo, o próximo passo é fazer a divulgação da Portaria para que as quase seis mil pessoas que compõem a UCPel ajudem no seu cumprimento. “Agora existe uma responsabilidade coletiva em prol da Católica e também da saúde. É preciso que todos tenham conhecimento acerca das novas regras, pois contamos com a ajuda e participação do maior número de pessoas possível neste processo”, disse.

Agora, a UCPel é um dos raros locais públicos de Pelotas onde fumar é estritamente proibido. “O Programa, desde o seu começo, vem evoluindo muito. Hoje tem reconhecimento nacional e é bem conceituado”, apontou o coordenador. O UCPel Mais Saudável fica à disposição de qualquer pessoa vinculada à Universidade que tenha a intenção de largar o cigarro através de tratamento médico. Quem não tem vínculo com a UCPel também pode procurar o programa e receber orientações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 2128-8004 ou aqui.

Entenda
Segundo o Ministério da Saúde, o cigarro contém cerca de 4,7 mil substâncias tóxicas, sendo uma delas a nicotina, responsável pela dependência.

Quem não fuma, mais respira a fumaça de produtos de tabaco, se torna fumante passivo e corre o risco de ter câncer de pulmão, infarto e muitas outras doenças graves. No Brasil, todos os dias, pelo menos sete não-fumantes morrem por problemas ligados ao fumo passivo.

Estudos mostram que não existem níveis seguros de exposição à fumaça dos produtos do tabaco e nenhum sistema de ventilação é capaz de eliminar os elementos cancerígenos que ficam no ar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a proibição total do ato de fumar em ambientes coletivos como a melhor prática para proteger os não-fumantes do risco do fumo passivo.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."