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quarta-feira, 11 de abril de 2012

Investimento, implantação de terminal de contêiner na região portuária de Pelotas


Investimento, implantação de terminal de contêiner na região portuária de Pelotas, com implantação de guindaste, e licenciamento ambiental. As três notícias apresentadas ao prefeito Adolfo Antonio Fetter, na manhã de hoje (11) pelo empresário Jaime Power, foram por ele consideradas excelentes ao crescimento socioeconômico da cidade. 
“Queremos estimular o desenvolvimento, mas de forma sustentável e de acordo com os preceitos do novo e avançado Plano Diretor”, disse Fetter ao empreendedor.
         Proprietário de uma companhia de armazenagem de grãos nas proximidades do Porto de Pelotas, Power informou ao prefeito que o guindaste está em fase de montagem e terá capacidade de erguer 32 toneladas, praticamente o peso de um contêiner. “A operação é delicada e exige tempo e mão-de-obra especializada, uma vez que se trata de equipamento com 240 mil quilos”, explicou. Para o consultor da Referência Agronegócios – prestadora de serviços da empresa –, além de diminuir a ociosidade, a iniciativa privada fará deslanchar parte de um subsegmento de mercado do polo naval complementar ao de Rio Grande.
         Acompanhado pelo superintendente de Economia Popular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Darci de Avila Ferreira, e por Paulo Morales – que estão respondendo, respectivamente, pela Sdet e pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) – Jaime Power enfatizou também a superação de todos os trâmites legais. “Desejo prosperidade nos negócios e fico feliz pelo investimento, que expressa o crédito no potencial do Município. Que bom! Vamos, finalmente, ter o guindaste!”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

         Durante a audiência desta manhã, Fetter relembrou a conjuntura dos dois últimos anos em relação ao cais comercial local. Segundo o prefeito, sob administração da Superintendência de Portos e Hidrovias do Rio Grande do Sul (SPH), não foi contemplado suficientemente com aplicação de recursos, equipado adequadamente, com um guindaste para movimentação de contêineres, por exemplo, e munido de embarcações apropriadas. Na avaliação de Fetter, além de estar em excepcional localização geográfica e, portanto, logística, o Porto de Pelotas ainda requer atenção especial e será caminho obrigatório na utilização hidroviária da Lagoa Mirim.


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