Pesquisar aqui

terça-feira, 10 de abril de 2012

SMED em destaque na França e Portugal com projetos de qualificação de ensino


O superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), Cássio Furtado, cumprirá intensa agenda na área de educação em visita às cidades de Angoulême (França) e Aveiro (Portugal).

         Na cidade de Angoulême, onde Pelotas receberá destaque na feira local, Furtado irá manter reuniões com vereadores que atuam na Comissão de Educação e também visitará duas escolas locais com o objetivo de apresentar projetos desenvolvidos pelas escolas municipais de Pelotas – inclusive levando um vídeo sobre Pelotas desenvolvido pelos alunos de Língua Francesa da EMEF Nestor Crochemore a ser apresentado na Escola Robert-Doisneau.

         Em Aveiro, Furtado irá reunir-se com a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores para analisar propostas de geminação entre escolas de Pelotas e de Aveiro, e apresentará o Balanço Social da SMED, que demonstra o crescimento do município na área de educação nos últimos anos. Na Escola Primária e Secundária Adolfo Portela, Furtado irá observar o trabalho desenvolvido pelos professores, uma vez que irá presenciar aulas práticas e irá discutir questões pedagógicas com educadores e gestores. Apresentará, também, diversos projetos desenvolvidos por seis escolas municipais pelotenses – nas áreas de Arte, Língua Portuguesa, Língua Francesa e Literatura.

         Nas últimas semanas, Furtado e a supervisora da SMED, Lília Rochedo de Sousa, têm mantido reuniões com um grupo de professoras da rede municipal, que demonstraram grande interesse em expor seus trabalhos nas escolas de Aveiro e Angoulême.

          “Tenho muito orgulho do trabalho que esse governo tem desenvolvido na área de educação. Muito tem se investido na melhoria física de nossas escolas e na qualificação do trabalho pedagógico. Aceitei a convocação do vice-prefeito, já que julgamos ser bastante relevante expor esse trabalho de melhoria educacional na nossa cidade irmã, Aveiro, e também em Angoulême, uma vez que Pelotas pretende aproximar-se cada vez mais da cidade francesa. Minha intenção é apresentar o excelente trabalho dos nossos professores, colher as boas práticas desenvolvidas pelas escolas, e estabelecer um intercâmbio permanente de bons projetos e boas práticas entre as escolas de Pelotas e as das cidades visitadas”, conclui o superintendente.

         Além do foco nos contatos com instituições de educação básica e com autoridades educacionais nas duas cidades para buscar a aproximação de Pelotas com as duas localidades, Furtado irá visitar a Escola de Gestão Superior de Tecnologias e Gestão de Aveiro e a Universidade de Aveiro, onde irá reunir-se com os titulares do Departamento de Educação e manterá reuniões com professores da área educacional cujo enfoque é na educação básica.

OS PROJETOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS QUE SERÃO LEVADOS À ANGOULÊME E AVEIRO:
EMEI Ivanir Dias - Profª. Ruth Scotto - Livro de História com fotos tiradas pelas crianças e DVD com a peça teatral “Chapéuzinho preto e o lobo pichador”.

EMEF Nestor Crochemore - Profª. Tatiana Rodrigues - Língua Portuguesa e Língua Francesa - Vídeo Poesias.

EMEF Carlos André Laquintinie - Profª. Adriana Silveira – Coordenadora do Projeto Fenadoce Estudantil - Livro de receitas tradicionais de Pelotas, trabalhos artesanais utilizando doces pelotenses como inspiração e cartões postais de Pelotas.

EMEF Afonso Vizeu - Profª. Caroline Garcez Ávila – Arte – Projeto de fotografias da cidade de Pelotas, pelo ponto de vista dos alunos.

EMEF Ferreira Viana - Profª. Rejane Santos – Arte - Trabalhos Plásticos.

EMEF Luciana de Araújo - Profª. Margareth Meyer – Arte - Bolas de Natal com imagens do Patrimônio de Pelotas.  


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."