"Nem Deus pode afundar o Titanic!" |
No ano em que se assinala o 100º aniversário do naufrágio do Titanic a TSF relembra, ao longo desta semana, as várias fases da vida do navio considerado na altura como o maior e mais luxuoso navio do mundo. Veja aqui a partida e o esplendor do Titanic, rumo a Nova Iorque.
Demorou 4 anos a ser construído mas o maior navio do mundo tinha finalmente a viagem inaugural marcada para o meio dia em ponto do dia 10 de abril de 1912, rumo aos Estados Unidos da América.
À hora marcada o Titanic foi arrastado ao longo do pontão do porto de Southampton, em Inglaterra, e levado para o mar.
A bordo estavam 2208 pessoas, entre passageiros e tripulação mas apesar da opulência do transatlântico, a maior parte dos passageiros, 70%, estavam instalados em terceira classe.
Assim que a viagem começou, houve um contratempo. A força das águas arrastou um dos navios ancorados, arrastando-o em direção ao Titanic. A colisão só não aconteceu devido à intervenção de um rebocador.
O navio, com capacidade para três mil pessoas, tinha três classes: a primeira classe, destinada a ricos milionários; a segunda, destinada a classe média e a terceira, destinada a pessoas com poucos recursos, especialmente imigrantes.
Um Morumbi de água gelada entrava a cada segundo no Titanic.
- Por Sérgio Vaz
O marinheiro não teve dúvidas. Quando aquela mulher – a senhora Alberta Cadwell, passageira da primeira classe, que acabara de embarcar no Titanic no porto inglês de Southamptom – perguntou se era verdade que o navio não podia mesmo afundar, ele respondeu:
- Minha senhora, nem Deus poderia afundar esse navio.
O iceberg tinha 30 metros de altura. Trinta metros para fora da água, e os icebergs escondem sob a água oito vezes o tamanho que expõem à superfície.
O iceberg tinha 30 metros de altura. O rombo que ele deixou no casco direito do navio que nem Deus poderia afundar tinha 90 metros de comprimento. Noventa. A altura de um edifício de 25 andares. Quase a distância entre as duas traves de um campo de futebol.
Um Morumbi de água gelada entrava a cada segundo nos compartimentos inferiores do Titanic.
A senhora Cadwell sobreviveu; 1.502 pessoas morreram. Foi – e ainda é – a maior tragédia que já aconteceu no mar, em toda a História. A maior tragédia que já aconteceu com qualquer meio de transporte. E era, sobretudo, uma tragédia impossível de acontecer
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com