Pesquisar aqui

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Saiba Como Perder os "Quilos" da Páscoa

Nutricionistas ensinam a compensar os excessos da Páscoa

Suco de maracujá e verduras são bons para atenuar calorias do chocolate.
Academias montam treinos para correr atrás do prejuízo depois do feriado.

Comer demais chocolate pode virar regra na Páscoa. E o que fazer depois de passar dos limites? Ao G1, nutricionistas deram dicas de alimentos leves e alertaram: "É preciso saber planejar depois do excesso".

O importante é uma dieta leve que atenue as gorduras ingeridas. É o que diz a nutricionista Anita Fachs, professora de nutrição do departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Salada de folhas, frutas e legumes são leves e ideais." Suco de maracujá ou limão sem açúcar também fazem parte de uma dieta leve. Segundo Anita, uma boa dica para comer menos chocolate é tomar três ou quatro copos de água antes. "Enche a barriga e impede excessos."

Tanto médicos quanto nutricionistas convergiram em relação ao planejamento alimentar. O importante é saber planejar quanto e quando comer os ovos. "A dica é dividir com a família, levar para o trabalho, comer um pouco na sobremesa", disse ao G1 a nutricionista Viviane Polacow, do ambulatório de transtornos alimentares do Hospital das Clínicas de São Paulo (HC).
Verduras ajudam a atenuar as calorias do chocolate
O erro, para Viviane, está no pensamento de compensação. “Essa coisa de compensar depois é muito perigoso, porque a pessoa não come nada o dia inteiro para compensar o que comeu no feriado, pula refeições importantes, fica com fome e acaba comendo os ovos que sobraram.” Segundo a nutricionista do HC, o corpo sabe lidar com pequenos exageros de vez em quando. “O bom é saber planejar e não substituir refeições por chocolate ou cortar alimentos importantes como arroz, carne, feijão.”

Tanto para aliviar o organismo das calorias quanto para movimentá-lo, exercícios físicos são sempre recomendáveis. É o que diz o endocrinologista Márcio Mansini, chefe do grupo de estudos sobre obesidade do departamento de endocrinologia da Universidade de São Paulo (USP). “Devido ao excesso de chocolate, o interessante é que a pessoa aumente, com parcimônia, a carga de atividade física."

Alfredo Halpern, endocrinologista da USP, explica que o chocolate é muito calórico. "O maior problema é a gordura. Não podemos ver o chocolate como algo completamente ruim - estudos mostram que chocolate pode fazer bem para o organismo, o meio amargo, por exempo."


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."