Pesquisar aqui

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Professores mantêm greve na maioria das universidades federais da Região Sul


Por: Fernando César Oliveira, da Agência Brasil

Curitiba – Os professores da maioria das universidades federais localizadas na Região Sul do país continuam em greve. Conforme levantamento concluído hoje (29) pela Agência Brasil, das 11 universidades federais existentes na região, apenas duas não registram nenhuma paralisação da categoria neste momento: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deve retomar as aulas no próximo dia 3.

A greve dos professores atinge ainda, de forma parcial, os cinco institutos federais de educação localizados nos estados do Sul, com algumas unidades paradas e outras funcionando, a depender do campus. Todas as informações foram verificadas diretamente com as assessorias de cada instituição de ensino.

Na UFRGS, que retomou as aulas anteontem (27), o novo calendário acadêmico prevê o encerramento do segundo semestre letivo em 16 de janeiro de 2013. Na UFCSPA, que registrou greve parcial durante apenas uma semana, sem prejuízo ao calendário, todos os professores estão dando aula desde o último dia 6 de agosto.

A greve prossegue nas outras quatro universidades sediadas no Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

O governo federal considera encerrada a negociação com a categoria desde o último dia 13, quando assinou um acordo com o Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (Proifes), que aceitou a proposta de reajuste, com percentuais que variam de 25% a 40%. O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) rejeitou o acordo e apresentou uma contraproposta ao governo, que não reabriu a negociação.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."