Pesquisar aqui

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BR-116 : Começa a duplicação do contorno de Pelotas

Foto: Moizes Vasconcellos

Por: Mônica Jorge
monica@diariopopular.com.br

Quem passar pelo quilômetro 522 da BR-116, localizado em uma das extremidades do canal Santa Bárbara, já pode notar o início das obras de duplicação do contorno de Pelotas. Maquinários e operários da empresa licenciada estão no local para realizar as primeiras etapas do trecho, que consistem na supressão da vegetação nativa, nos transplantes de árvores imunes e na limpeza da camada de vegetação rasteira para recebimento do aterro da rodovia - onde depois é feita a pavimentação.

O lote 1 da duplicação tem 24 quilômetros de extensão e vai do arroio Pelotas até o canal São Gonçalo. As obras tiveram início na terça-feira da semana passada, um dia após a vinda do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do governador do Estado, Tarso Genro (PT), para assinar, junto ao diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Jorge Ernesto Frache, a ordem de serviço das obras.

Na ocasião o ministro salientou que o trabalho que começa a ser feito é o início da materialização de um sonho antigo dos gaúchos. A parte de Gestão Ambiental da obra já autorizada pelo Ibama está sendo desenvolvida pela empresa STE. As obras da BR-116 no trecho que liga Pelotas a Guaíba estão divididas em nove lotes de 20 quilômetros cada, já o contorno de Pelotas - que abrange BR-116 e BR-392 - está dividido em lotes 1A e 1B que serão executados por empresas diferentes. O investimento total nas obras que deverão ser executadas em 720 dias úteis é de R$ 868,9 milhões.

A duplicação do contorno de Pelotas terá dez viadutos e três pontes que deverão evitar que quem circula pela rodovia e internamente na cidade se cruzem. As obras integram um amplo projeto que visa à duplicação do eixo Porto Alegre-Rio Grande, chamado de corredor de exportação. A estimativa é que com o Polo Naval o trecho aumente o fluxo de dez mil veículos por dia para 16 mil.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."