Pesquisar aqui

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Agnelo nega irregularidades na construção de estádio em Brasília


Agnelo Queiroz e Aldo Rebelo
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, reagiu às denúncias de desvio de dinheiro na construção do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, uma das sedes da Copa do Mundo de 2014 e palco da abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho deste ano. Matéria publicada no jornal "O Estado de São Paulo" no domingo mostra que uma auditoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) encontrou irregularidades que chegam ao valor de R$ 212,3 milhões na construção do estádio. Mostra também que o Mané Garrincha é, proporcionalmente, a arena mais cara do país.

No fim da manhã e início da tarde, Agnelo acompanhou o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e os ex-jogadores e membros do Comitê Organizador Local (COL) Ronaldo e Bebeto na inspeção das obras do Mané Garrincha. 

Após a vistoria, houve um comunicado à imprensa. Indagado sob os desvios detectados pelo TCDF, Agnelo respondeu contrariado:

- Não há nenhum fundamento nem na matéria nem na indagação. O Tribunal de Contas do 

Distrito Federal tem acompanhado, tem estrutura aqui dentro. Este estádio é de fato um estádio diferenciado. E não pode comparar alhos e bugalhos. Comparar estádio inteiro com reforma. Se quiser fazer uma comparação justa por metro quadrado de construção, vai verificar que é um dos estádios mais baratos do Brasil. Este estádio terá reaproveitamento da água, da energia solar.

Após o fim do evento, Agnelo foi abordado novamente pelos jornalistas, mas foi de poucos palavras.

- Isso é um absurdo. Verifiquem os dados - disse o governador.

O secretário da Copa do governo local, Cládio Monteiro, também rebateu a matéria.
- Aqui é porcelanato, pintura, e não cal na parede. Aqui é granito. Então faça comparação. 

Aqui não vai sofrer reforma daqui a cinco ou seis meses. Aqui o acabamento é de primeira. 
O estádio daqui é o mais barato do Brasil - afirmou, acrescentando:
- A última vez que fez questionamento ao governo do Distrito Federal foi em maio de 2012. 

De lá para cá não fez anda. Essa matéria saiu na imprensa e não saiu oficialmente para gente. Falar sobre isso é especulação. Eu acho que o tribunal deveria, manda a boa conduta, encaminhar esse questionamento ao governo. Mas infelizmente nós temos assistido manifestações das mais diversas, principalmente quando antecede grande evento. Existe a turma do fura bolo e do estraga festa.

Fora as perguntas sobre irregularidades no estádio, o tom do pronunciamento das autoridades foi de otimismo com a obra, que deverá ser entregue antes de 21 de abril, no aniversário da cidade. Também houve manifestações de solidariedade às vítimas do incêndio na boate Kiss, que matou mais de 200 pessoas em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Inicialmente estava programada a divulgação do cartaz oficial da Copa. Com o incêndio, o lançamento do cartaz foi cancelado e remarcado para quarta-feira, no Rio de Janeiro. Além de Agnelo, falaram Aldo, Valcke e Marin. O evento começou com duas horas de atraso.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."