Pesquisar aqui

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

''PRATA'' - A Medalha que Educa - é o primeiro dos últimos



MEDALHA DE PRATA 
(Inspirado na derrota das meninas do vôlei do Brasil pra Cuba)

Atletas do vôlei masculino cabisbaixos no podium de PRATA

A medalha de prata não nos traz a conformidade da derrota, porém não nos dá a felicidade da vitória. Não contempla o sucesso , mas não nos condena ao fracasso. O tipo de derrota do segundo lugar, é  completamente diferente ao tipo de derrota do terceiro lugar!

Se a “Prata” é o primeiro dos últimos, o “Bronze” significa que somos o “segundo” dos últimos. Ou seja, até na competição dos derrotados, não somos vencedores, somos derrotados pelos “derrotados”. Entenderam o trocadilho??
Frustração da PRATA no futebol feminino

O terceiro lugar nos traz a certeza absoluta de que somos pessoas comuns, atletas comuns, seres humanos dotados da natureza comum. Pessoas que, apesar de sermos especiais e únicos na criação, não temos nenhum atributo humano diferente dos outros. A certeza mais honesta que nos vem, é a de que tem gente muito melhor que a gente no oficio que a gente faz!

Já o segundo lugar, vem aquela sensação do quase lá...:
__Puxa, falta pouco pra eu chegar lá!! Quem sabe,... eu aumentando mais horas de treino e empenho... quem sabe na próxima, não seja a minha vez!!!

Então, mediante esta constatação, a sabedoria popular diz aos medalhistas de bronze o seguinte:


“Relaxe e goze!”, comemore a sua “não-façanha!”

No pódium sob aplausos da torcida temos que ser políticos, demonstrar que aprendemos a maior lição que um cidadão pode aprender. Lição que todo o cidadão deve aprender, é essencial ao desenvolvimento do seu caráter é justamente lugar comum:
“aprender a perder”...

Sem a derrota não há crescimento, sem a "Medalha de Prata" ,de vez em quando no peito da gente, nos tornamos vaidosos, egocêntricos, nos sentimos deuses de um reinado de mentira. 

Uma "Medalha de Prata" é essencial na formação do cidadão, do atleta e da nação...

Viva a medalha de Prata.

Flavio Ferr

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."