Pesquisar aqui

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

SANTA MARIA URGENTE : Prefeitura se exime de responsabilidade


Prefeitura de Santa Maria se exime de responsabilidade sobre incêndio

Tragédia na boate Kiss matou 234 pessoas no último domingo. 
Prefeito de Santa Maria disse que documentos estão com a polícia.

A Prefeitura de Santa Maria entregou na tarde desta terça-feira (29) uma série de documentos em que aparecem grifadas o que seriam responsabilidades do Corpo de Bombeiros com relação ao funcionamento da boate Kiss, onde um incêndio matou 234 pessoas no domingo (27).

Em entrevista coletiva em que se negou a responder perguntas dos jornalistas, o prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, informou que entre os documentos entregues está o alvará de prevenção e proteção contra incêndio, que é fornecido pelo Corpo de Bombeiros e estava vencido desde 10 de agosto de 2012

Em entrevista coletiva nesta tarde, o chefe do Estado Maior do 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, major Gerson Pereira, voltou a afirmar que a corporação não foi negligente no caso.

A prefeitura afirma que a sua responsabilidade era apenas sobre o alvará de localização, que é valido com a vistoria do ano corrente.

O documento que se refere à vistoria feita no dia 19 de abril de 2012 apontou nas observações que o alvará de prevenção e proteção contra incêndios tinha validade até o dia 10 de agosto de 2012. Nas observações, o alvará sanitário também aparece com validade até 31 de marco de 2012. A fiscalização sanitária é de responsabilidade a prefeitura. A vistoria foi feita por servidores da prefeitura.

"O alvará de localização é que remete à prefeitura. A prefeitura não é responsável. A prefeitura esta com tudo na lei", disse o secretario de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Mânica.

Questionado sobre de quem seria a responsabilidade sobre a quantidade de pessoas que caberiam dentro da boate, o secretaria afirmou que não cabe à prefeitura. 

"Não compete à prefeitura fiscalizar".

A prefeitura também entregou copia da lei estadual 10.987. Em seu parágrafo primeiro, a lei afirma que o Corpo de Bombeiros deverá realizar inspeção anual nos prédios considerados de risco grande e médio e a cada dois anos nos prédios realizados de risco pequeno. A lei ainda diz que aquele que não apresentar plano de prevenção e proteção contra incêndio, que no caso a boate Kiss estava vencido, poderá sofrer sanções do corpo de bombeiros, como multas, advertência e interdição.

"Não sou eu quem responsabiliza (o Corpo de Bombeiros). É a lei ", disse o secretario Mânica.



Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."