Pesquisar aqui

sábado, 15 de junho de 2013

Taxistas protestam após morte de colega em Pelotas

Em PELOTAS 
Trânsito foi bloqueado na Avenida Bento Gonçalves depois que Márcio André Marques de Oliveira foi encontrado morto no final da noite de sexta-feira
Foto exclusiva de Gabriela Bailas - Pelotas

Rafel Diverio
rafael.diverio@zerohora.com.br

O assassinato do taxista Márcio André Marques de Oliveira, 40 anos, na sexta-feira, foi o estopim para uma madrugada de protestos neste sábado em Pelotas, no sul do Estado. Colegas da vítima bloquearam o trânsito da Avenida Bento Gonçalves, que corta a cidade, e fizeram buzinaços. O objetivo era chamar a atenção para o que consideram falta de segurança. Leia mais >>>
Trânsito pemaneceu interrompido na madrugada (Carolina Marasco - Especial DP)

No ESTADO
Em 2013, pelo menos 11 taxistas foram assassinados em assaltos no RS
Pesquisa realizada por Zero Hora mostra que, em 2012, seis motoristas foram mortos no Estado

Humberto Trezzi
humberto.trezzi@zerohora.com.br

Uma rápida pesquisa no noticiário e nas escassas estatísticas disponíveis mostra que 2013 já é um dos mais sangrentos anos para a categoria dos taxistas no Rio Grande do Sul. E isso que ainda estamos no primeiro semestre.


Em Porto Alegre, 2013 teve quatro motoristas de táxi mortos em assaltos. Só perde para os anos de 2003 e 2009, cada um deles com seis taxistas assassinados durante roubos. Já no que se refere ao Estado como um todo, foram registrados nesse primeiro semestre impressionantes 11 assassinatos de taxistas - e as investigações apontam que quase todos (senão todos) foram em assaltos.
Além dos quatro motoristas mortos na Capital, ocorreram latrocínios de taxistas em Tupanciretã, Santana do Livramento, Lajeado, Mostardas e, na noite de sexta-feira, em Pelotas. Para efeito comparativo, Zero Hora fez uma pesquisa e encontrou em 2012 seis assassinatos de taxistas no Rio Grande do Sul. Ou seja, 2013 está na metade e já superou a macabra estatística do ano anterior.

É preciso lembrar que a categoria dos taxistas foi atingida em cheio em 2013 pela ação de um serial killer. Nada menos que seis motoristas de táxi foram assassinados no espaço de 48 horas, entre 28 e 30 de março, pelo jovem Luan Barcelos da Silva, 21 anos. Três de suas vítimas atuavam em Santana do Livramento, cidade natal do rapaz. Outras três em Porto Alegre. Ele não conhecia nenhum dos alvos: simplesmente os escolheu a esmo, matou e depois roubou. O rapaz, que lecionava informática para crianças, foi preso em abril.

As estatísticas na Capital

Ano     Taxistas mortos em assalto
2003     6
2004     3
2005     1
2006     4
2007     2
2008     2
2009     6
2010     1
2011     0
2012     1
2013*    4

* até 15 de junho


Fonte: Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (Sintaxi)


JORNALISMORU. COM - A NOTÍCIA NA HORA EM QUE ELA ACONTECE - 17h - 
RU 1160AM - Fique muito bem informado . No Facebook acesse: jornalismoru.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."