Por: Hélen Albernaz
helen@diariopopular.com.br
Deve entrar nesta segunda-feira (16) no Porto do Rio Grande o casco da plataforma P-55 que será acoplado ao deckbox já em construção no município.
A operação estava programada para este domingo, mas devido às condições climáticas inadequadas foi adiada.
A estrutura saiu de Pernambuco - onde foi construída - em dezembro e, segundo a Petrobras, irá chegar na noite deste domingo em Rio Grande. Como o ingresso precisa ser realizado durante o dia, a previsão é que a operação tenha início logo nas primeiras horas da manhã e dure aproximadamente sete horas.
A entrada envolve um trabalho minucioso da Capitania dos Portos, a Superintendência do Porto, a Petrobras e a Quip - responsável pela obra. Dois rebocadores oceânicos e quatro portuários irão conduzir o casco pelo canal de acesso ao cais sul do dique seco, onde ele será ancorado.
Por cerca de 30 dias serão resolvidas questões alfandegárias e feitos os primeiros ajustes até que a estrutura possa ingressar no dique seco. No local, o deckbox será içado a mais de 45 metros de altura em relação ao fundo para que o casco seja acoplado.
O içamento deve ocorrer até o final do mês de fevereiro e é considerado o maior do mundo em uma plataforma semissubmersível.
A P-55 também é a única deste tipo construída integralmente no Brasil.
A obra deve ser totalmente concluída em dezembro deste ano, quando ela seguirá para o Campo de Roncador, na Bacia de Campos, onde irá atuar.
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com