Pesquisar aqui

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

História da Arte : MOZART - A duabilidade de uma vida...

Você sabe como ele morreu?


Wolfgang Amadeus Mozart foi um proeminente compositor erudito que não se rendeu às exigências e valores de sua época para tentar consolidar autonomamente sua carreira musical. 

Ao longo de sua trajetória, conseguiu encarar as duas faces de uma carreira musical ao ser aclamado pela genialidade de algumas obras e esquecido mediante o conservadorismo estético e moral de sua época. 

Essa dubiedade acompanhou Mozart durante toda sua vida e, também, acabou marcando o evento de sua morte.

Em uma primeira obra sobre a vida de Mozart relata-se que o mal que o acometeu havia se desenvolvido de maneira gradual. Náuseas, dificuldades de movimentação dos pés e das mãos teriam sido os primeiros sintomas de uma crise que febre militar aguda, doença que foi registrada enquanto sua causa mortis oficial. No entanto, passado menos de um mês de sua morte, um jornal de Berlim levantou a suspeita de que Mozart teria sido assassinado.

Carl Thomas, filho de Mozart, havia relatado que o corpo de seu pai estava tão inchado e fétido que foi impossível realizar uma necropsia mais detalhada. Dessa forma, as condições extremamente alteradas do cadáver levantaram a hipótese de que Mozart teria sido vítima de envenenamento. Entre outros suspeitos, estavam Antonio Salieri, um dos maiores rivais artísticos de Mozart, e a Ordem Maçônica que teria parte de seus segredos revelados na canção “A flauta mágica”, composta por Mozart em 1791.

Triste final para um gênio...
 
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."