Pesquisar aqui

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Morre o professor Danilo Rolim de Moura. Será velado no Centro do Mercosul

 O professor da Faculdade de Medicina da UFPel Danilo Rolim de Moura, importante vulto da história daquela unidade, faleceu às 2h30min desta quarta-feira(18), em Porto Alegre. Bageense, 58 anos, foi um dos mais respeitados e conceituados pediatras da história médica de Pelotas.
A UFPel prestará homenagens ao grande entusiasta do Centro 24 Horas, do Hospital Escola e da causa da criança deficiente. O professor Danilo Rolim de Moura lutou bravamente, durante vários meses, contra um câncer de pulmão que se alastrou para o intestino. O corpo do médico deixou o Hospital de Clínicas de POA às 8h desta quarta-feira. Ele será velado em Pelotas, no Centro de Integração do Mercosul.
O professor Danilo era o único representante do Rio Grande do Sul no Comitê Consultivo Nacional para Políticas de Pessoas com Deficiência. Ele foi empossado como membro titular no dia 17 de novembro, em Brasília, no Palácio do Planalto, em ato que contou com as presenças da presidente Dilma Rousseff, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do reitor Cesar Borges.
Dedicado colaborador da Gestão Cesar Borges na área da Saúde e um dos abnegados defensores do projeto Hospital-Escola com 370 leitos, empreendimento que teve obras iniciadas em dezembro, Danilo Rolim de Moura atuou no projeto do antigo Paliteiro, pronto atendimento nos fundos da Faculdade de Medicina, e na transformação do antigo Hospital Santa Teresa em Centro de Pesquisas em Saúde Amílcar Gigante. O professor pronunciou tocante discurso durante a visita do Ministro da Saúde Alexandre Padilha à Universidade Federal de Pelotas.
Por ocasião do III Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, promovido pela Faculdade de Saúde Pública da USP e Faculdades do ABC, o professor Danilo, coordenador do Núcleo de Neurodesenvolvimento da UFPel Prof. Mario Coutinho, proferiu conferência sobre “As características de estudantes vítimas de Bullying no ensino fundamental de escolas de Pelotas”.
Danilo Rolim de Moura foi co-autor, recentemente, de artigo sobre bullying em Pelotas, publicado no Jornal Brasileiro de Pediatria. Foi um dos coordenadores também do Programa Para Aprender Melhor, desenvolvido com o apoio da Unesco e em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do RS.
Por décadas, foi reconhecido e respeitado médico pediatra em Pelotas, onde construiu com pacientes e seus familiares mais do que laços profissionais, mas sobretudo de profunda amizade e afeto.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."