Pesquisar aqui

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pelotas Cresce - Pesquisa prova maior urbanização no município

O CRESCIMENTO URBANO NO BAIRRO SÃO GONÇALO EM PELOTAS, RS.
NOVACK, Paula Neumann1; VIEIRA, Sidney Gonçalves2
1 Bacharelado em Geografia, ICH/UFPEL; paulanovack@gmail.com
2 Departamento de Geografia, ICH/UFPEL .


Objetivo Geral:
Caracterizar o crescimento urbano da cidade de Pelotas em direção ao vetor
Leste, no bairro São Gonçalo.
Este objetivo que dará suporte para todo o desenvolvimento da pesquisa, considera o vetor leste envolvendo três bairros, identificados pelas Macrorregiões Administrativas denominadas pela Prefeitura Municipal de Pelotas, a saber, (regiões administrativas) São Gonçalo, Areal e Laranjal localizados na cidade de Pelotas.

Parte do bairro São Gonçalo até há pouco tempo era minimamente urbanizado, por conta de suas características ambientais não comportarem aparentemente uma intensa urbanização, face às baixas cotas altimétricas verificadas na área e ao risco de inundação pela proximidade com o Canal São Gonçalo, Canal do Pepino e Arroio Pelotas, mas com a necessidade da expansão urbana e o valor imobiliário da área em virtude da proximidade com o centro e a ligação com o bairro do Laranjal essa localidade se tornou preferencial. Sua composição natural vem sido alterada para o crescimento urbano da zona leste de Pelotas.

A pesquisa trabalha principalmente com a obra de Villaça (2008) e suas definições para crescimento e expansão urbana, utilizados em pesquisas realizadas em diversas regiões metropolitanas do Brasil. A obra com maior ênfase que dará o aporte teórico inicial para a pesquisa, é o Espaço intra-urbano no Brasil, que retrata detalhadamente as principais questões relacionadas ao desenvolvimento urbano, em estudos de caso realizados por todo o país. Tal obra retrata detalhadamente estudos de localização urbana. Discorre sobre o valor de uso com a (re) produção das aglomerações, mostrando a partir daí os deslocamentos intra-urbanos, ressaltando também o desenvolvimento regional e o deslocamento das pessoas enquanto consumidores.
O crescimento urbano se justifica porque o aumento das populações em direção a cidade é cada vez maior. Este crescimento acontece de acordo com o desenvolvimento técnico, financeiro e de relações estabelecidas em tais cidades.

A urbanização se expande podendo resultar numa aglomeração em direção a redes privilegiadas como a comunicação, transporte e em relação às classes sociais que se deslocam para determinada área. Sendo assim criam-se vias de comunicação que transformam terrenos vazios ou descampados em ocupações, construções urbanas. Estes vazios urbanos vão sendo ocupados e agregados à composição urbana já existente, justapostos a composição tradicional, comprovando um movimento constante de crescimento e expansão urbana sobre tais espaços assim como sobre o tecido rural, este fenômeno ocorre de múltiplas formas.

O marco inicial da urbanização e sua constante evolução são caracterizados  principalmente pela Revolução Industrial e, após as características da sociedade
pós-industrial, as possibilidades de emprego que atraem a população para as cidades de forma irreversível fazendo com que tal fenômeno cresça de forma significativa.
A evolução dos transportes e meios de comunicação contribuíram de forma significativa para este fenômeno, estes possibilitam cada vez mais aumentar a distancia do percurso entre casa- trabalho, levando a uma expansão da cidade cada vez maior, mais significativa e em todas as direções.

O estudo de caso em desenvolvimento, refere-se a caracterização dos empreendimentos realizado em um trabalho da disciplina de geoprocessamento. Tais empreendimentos foram localizados e caracterizados, utilizando-se as avenidas Ferreira Vianna e Adolfo Fetter como eixos de ligação entre as Regiões Administrativas São Gonçalo e Laranjal;

Como referências visuais para identificação das mudanças ocorridas e identificação dos empreendimentos foram utilizadas Imagens dos Satélites Ikonos e Cbers2b e Fotografias Aéreas de 1953 e 1975. Também se fez uso das seguintes gotecnologias: Google Earth, SPRING, Impima, Terraview.

Conclusão
A sobreposição espacial de fotografias aéreas antigas de 1953 e 1975, realizadas em Sistema de Informações Geográficas permitiram avaliar as características do sítio urbano original da Região Administrativa São Gonçalo, bem como comprovaram a existência de movimento urbano em direção a área estudada. Também foi possível a localização e identificação dos empreendimentos surgidos na área de estudo na última década.

Pesquisa completa – acesse aqui

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."