Pesquisar aqui

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Educação : Pelotas Cresce

Click e leia matéria completa
Foto Arquivo
Cássio Furtado (Secretário Interino): "Fenomenal o avanço que o governo Fetter obteve em relação aos laboratórios de informática. Quando o Prefeito assumiu, existiam somente dois em todas as escolas municipais. Hoje são 46, atingindo 73 % das escolas de ensino fundamental. É uma demonstração maiúscula do muito que esse governo vem fazendo pela educação."

73% das EMEFs contam com Laboratórios de Informática

                  Atendendo um universo de quase 30 mil alunos da rede municipal, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) vem num crescente trabalho, com fortes investimentos, com vistas à melhoria e ao aperfeiçoamento da rede de ensino. 

         Consciente de que a educação precisa estar atualizada e acompanhar a modernização do mundo, cada vez mais imerso na era virtual, um dos projetos mais significativos desta área foi o aumento no número de Laboratórios de Informática nas escolas e a informatização dos serviços. Desde o início do governo Fetter, a quantidade de escolas de Ensino Fundamental da rede municipal que dispunham de computadores aumentou de 02 para 46 - o que representa 73% das EMEFs - e o número de máquinas passou de 35, em 2005, para 459, em 2011, beneficiando cerca de 20.416 alunos.

            Até 2005, somente duas EMEFs em todo o Município possuíam Laboratórios de Informática. Em 2006, este número duplicou, passando de duas para quatro escolas equipadas com Laboratórios de Informática. A partir de 2007 o número de estudantes atendidos só cresceu, com aumento expressivo no número de escolas que recebeu os computadores e infraestrutura destinada a informática. Em 2009, o número de escolas atendidas chegava a 21 e em 2011, totalizou 46 educandários equipados com os Laboratórios – destes, 17 estão localizados na zona rural do Município. Enquanto até 2005 somente cerca de quatro mil alunos eram beneficiados com acesso à informática nas escolas, atualmente, o governo municipal possibilita que mais de 20 mil alunos tenham acesso à informática nas escolas, cinco vezes mais que no início da atual gestão, oportunizando a melhor qualificação dos estudantes e viabilizando mais oportunidades de aprendizado.

                “A informática é algo fundamental no mundo contemporâneo. A gestão do prefeito Adolfo Antonio Fetter demonstrou, desde os primeiros momentos, enorme determinação para que as escolas municipais fossem equipadas com laboratórios de informática. Hoje contamos com números expressivos - 46 laboratórios na rede municipal, e com a perspectiva de aumento em 2012. É algo tremendamente importante para a qualificação da educação e para o futuro dos nossos jovens”, expôs o secretário interino de Educação e Desporto do Município, Cássio Furtado, ao apresentar um breve resumo de uns dos trabalhos desenvolvidos pelo Executivo no sentido de qualificar cada vez mais a rede de ensino municipal.

          Atualmente, no bairro Fragata cinco escolas têm acesso à informática, contando com Laboratórios tanto para alunos quanto para servidores. No bairro Areal, quatro escolas são beneficiadas. No Centro e no bairro Três Vendas o número aumentou para três, nos bairros Dunas, Getúlio Vargas, Laranjal, Porto e Vila Princesa são duas as escolas, em cada bairro. E nos bairros em que não havia equipamento, pelo menos uma escola recebeu este recurso, sendo eles Bom Jesus, Cohab Pestano, Simões Lopes e Sítio Floresta.

          Embora os Laboratórios de Informática estejam disponibilizados para 73% da rede de escolas municipais, a Prefeitura de Pelotas continua trabalhando, com o intuito de atingir 100% dos educandários.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."