Nas habituais leituras pela rede, encontrei uma, que defino, ao leitor/internauta, como 'PÉROLA'!
Faz recordar o Alienista de Machado de Assis, onde o personagem de Simão Bacamarte era o classificador de “loucos” e “loucuras.
Talvez, um dos grandes problemas da sociedade “contemporânea” ou pós-pós moderna seja mesmo o “ moralismo de cueca”. Tanto e a tal ponto que é de se desconfiar de quem fala demais na “corrupção dos outros” e na “imoralidade dos outros”.
Faz, recordar, o Alienista de Machado de Assis, onde o personagem de Simão Bacamarte era o classificador de “loucos” e “loucuras”. Todos eram loucos ou padeciam de alguma psicopatologia, menos ele.
Quando alguém encarna demais a bandeira do moralismo, apontando a corrupção e pregando uma suposta honestidade que só ele possui, pode cuidar que o negócio tem mais a ver com ciúmes do que sinceridade de propósitos.
E isso se comprova na história do Brasil. Collor vivia criticando a corrupção no Governo Sarney e sabemos muito bem que fim levou o Collor. Corrupção e todo um manancial de escândalos e tráfico de influência etc.
E isso se comprova na história do Brasil. Collor vivia criticando a corrupção no Governo Sarney e sabemos muito bem que fim levou o Collor. Corrupção e todo um manancial de escândalos e tráfico de influência etc.
Depois vieram 'outros' que criticaram outros e tudo terminou em casos semelhantes de atuação. Impressionante! O homem é mesmo subterrâneo em seus propósitos e sabe disfarçar bem suas verdadeiras intenções. Há muito lobo em pele de cordeiro; muito “santo do pau oco”.
Nem o Homer... |
E o mais grave ainda é que os que criticam geralmente apontam o cisco no olho alheio, sem cuidar da trave que está no seu próprio olho.
São curtos de memória!
Escondem os vários escândalos de corrupção dos seus e revelam somente a dos outros.
Definitivamente os “moralistas de cuecas” precisam se reciclar. Fica feio se denominarem os últimos redutos da moral e da ética quando “navegam no mesmo barco” e participam do mesmo sistema, e do mesmo poder que criticam.
De qualquer forma, o “moralismo de cuecas” é uma espécie de síndrome, pela qual todos os adolescentes passam.
Depois, percebe-se que todos os partidos possuem aquelas pessoas boas e comprometidas com a honestidade e a ética e, aquelas que não se comprometem tanto.
É assim em tudo na vida. Não tem jeito.
Posso voltar amanhã? Legal...abraço a todos !!!
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com