Pesquisar aqui

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

"Moral de Cuecas" - O Simão Bacamarte , de Machado de Assis !

Nas habituais leituras pela rede, encontrei uma, que defino, ao leitor/internauta, como 'PÉROLA'! 
  Moral de Cuecas

Faz recordar o Alienista de Machado de Assis, onde o personagem de Simão Bacamarte era o classificador de “loucos” e “loucuras.

Talvez, um dos grandes problemas da sociedade “contemporânea” ou pós-pós moderna seja mesmo o “ moralismo de cueca”. Tanto e a tal ponto que é de se desconfiar de quem fala demais na “corrupção dos outros” e na “imoralidade dos outros”.

Faz, recordar, o Alienista de Machado de Assis, onde o personagem de Simão Bacamarte era o classificador de “loucos” e “loucuras”. Todos eram loucos ou padeciam de alguma psicopatologia, menos ele.
 
Quando alguém encarna demais a bandeira do moralismo, apontando a corrupção e pregando uma suposta honestidade que só ele possui, pode cuidar que o negócio tem mais a ver com ciúmes do que sinceridade de propósitos.
E isso se comprova na história do Brasil. Collor vivia criticando a corrupção no Governo Sarney e sabemos muito bem que fim levou o Collor. Corrupção e todo um manancial de escândalos e tráfico de influência etc.

Depois vieram 'outros' que criticaram outros e tudo terminou em casos semelhantes de atuação. Impressionante! O homem é mesmo subterrâneo em seus propósitos e sabe disfarçar bem suas verdadeiras intenções. Há muito lobo em pele de cordeiro; muito “santo do pau oco”.
Nem o Homer...
Por isso que ninguém mais dá credibilidade a essas pessoas, que se empolgam demais em criticar com raiva e furor a “corrupção”, e pregar a sua “moral santificada”. Todos desconfiam do “moralista raivoso”.
E o mais grave ainda é que os que criticam geralmente apontam o cisco no olho alheio, sem cuidar da trave que está no seu próprio olho. 



São curtos de memória! 
Escondem os vários escândalos de corrupção dos seus e revelam somente a dos outros.
 
Definitivamente os “moralistas de cuecas” precisam se reciclar. Fica feio se denominarem os últimos redutos da moral e da ética quando “navegam no mesmo barco” e participam do mesmo sistema, e do mesmo poder que criticam.
 
De qualquer forma, o “moralismo de cuecas” é uma espécie de síndrome, pela qual todos os adolescentes passam.

Depois, percebe-se que todos os partidos possuem aquelas pessoas boas e comprometidas com a honestidade e a ética e, aquelas que não se comprometem tanto.


É assim em tudo na vida. Não tem jeito.


Posso voltar amanhã? Legal...abraço a todos !!!

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."