Pesquisar aqui

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

História da Arte Parte 2 - SALIERI não era rival

Até na História da Arte tem dois lados...
Compositor italiano (18/8/1750-7/5/1825). É um dos mais bem-sucedidos autores de ópera do final do século XVIII na Europa. Nasce em Legnano, na república de Veneza. Com 16 anos, é levado a Viena por Florian Leopold Gassmann, o compositor imperial e diretor musical (hofkapellmeister) da Corte. Sua primeira ópera, Le Donne Letterate, é encenada em Viena em 1770. 

Em 1774, o imperador Joseph II o nomeia compositor da corte e, em 1778, Salieri sucede Gassmann como novo hofkapellmeister, posição que mantém por 36 anos. Durante a carreira, compõe óperas para companhias francesas e italianas.
Das óperas parisienses, Tarare (1787) é a de maior sucesso. 

Sua última ópera é encenada em 1804. A partir de então, dedica-se à música sacra. Por toda a vida é amigo de Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven, a quem dá aulas.  

Há poucas evidências de intrigas entre Salieri e Wolfgang Amadeus Mozart, com o qual o italiano teria pretendido rivalizar. 

Será outra mentira?
Antonio Salieri (Legnago, 18 de agosto de 1750Viena, 7 de maio de 1825), compositor operístico italiano. Foi Compositor Oficial da Corte de José II, Arquiduque da Áustria. Sua música foi bastante conhecida na sua época. As lendas a respeito do seu relacionamento com Wolfgang Amadeus Mozart, com quem conviveu em Viena até a morte deste, foram criadas pela peça de teatro de Peter Shaffer, adaptada para o cinema, sob direção de Milos Forman, com o título Amadeus. O filme, vencedor de oito Óscares, em 1984, retrata um Salieri invejoso do gênio de Mozart, ao mesmo tempo admirador e que possui bom talento musical. Tal imagem é resultante da liberdade ficcional dos realizadores, não correspondendo à figura histórica do compositor. 
No entanto, a ópera Mozart e Salieri (1898), de Nikolai Rímski-Kórsakov, e um filme de Milos Forman, Amadeus (1984), estimulam tais especulações. 

Fale conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."