Pesquisar aqui

sexta-feira, 16 de março de 2012

Costa do Laranjal: obras chegam ao sétimo trecho do calçadão



Até o próximo final de semana, as obras do oitavo trecho, de requalificação da costa do Laranjal, serão concluídas pela construtora contratada pela Prefeitura, permitindo o início das intervenções até a rua Montenegro. A estimativa é da gerente do contrato, arquiteta Daniela Tunes, que trabalha na Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP). Este segmento do calçadão da praia localiza-se no balneário Valverde, entre a avenida Arthur Augusto Assumpção e a rua Farroupilha.

         Começado a sétima etapa, os funcionários da ACPO também estarão empenhados na construção – entre as ruas Farroupilha e Senador Joaquim Augusto de Assumpção – da primeira travessia segura das cinco projetadas. Pedestres terão também mais segurança, na via principal, entre a rua Piratini e a avenida Rio Grande do Sul; as ruas Mostardas e São José do Norte; esta e a rua Rio Grande; e em frente do Shopping Mar de Dentro.
         Os meios-fios, conforme a responsável pela fiscalização das empreitadas, são moldados in loco com a meta de atribuir aspecto estético melhor nos arremates. “Embora o processo seja mais moroso, a confecção em fôrmas dá um acabamento melhor do que o material pré-moldado, sobretudo em razão das curvas do calçadão”, explica a arquiteta da UGP, referindo-se ao fato de o Laranjal consistir num dos principais pontos turísticos de Pelotas.

         Secretário-executivo da Unidade, Jair Seidel salienta a proteção das figueiras históricas com as ações de recorte do calçadão e de implantação de meios-fios ao redor de todas elas. Segundo ele, a equipe técnica optou pela execução do encanteiramento das raízes, defendendo-as dos carros que estacionam na beira da lagoa, e decidiu realizar tratamento fitossanitário nas árvores, começando pelas imediações da rótula.

         Além de ampliar o calçamento nas proximidades do shopping, mais precisamente no prolongamento da avenida Doutor Antônio Augusto de Assumpção Júnior, em direção ao Balneário dos Prazeres, a administração municipal expandiu também o pavimento desta parte da via. O projeto técnico prevê opções de lazer: três pracinhas de brinquedos e um espaço para academia, com dez equipamentos e quatro aparelhos para ginástica ao ar livre.

         Divididas em dez trechos, toda a reforma inclui instalação, em pontos de maior circulação, de paraciclos ou estacionamentos para bicicletas. Compondo o mobiliário urbano, 271 bancos (54 com encosto e 15 sextavados), 45 lixeiras e 34 postes com três pétalas cada – portanto, 102 lâmpadas – traçarão novos contornos à praia, um dos mais importantes cartões postais do município. As benfeitorias em andamento na orla pertencem ao projeto Polo do Sul, financiado pelo Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), e está avaliado em R$ 2,12 milhões. 


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."