Pesquisar aqui

sexta-feira, 16 de março de 2012

Saúde: Programa 'Melhor em Casa' começará dia 26 de março

Aristides Oliveira Neto 
A superintendente da Secretaria de Saúde (SMS), Patrícia Guerreiro, e o coordenador do programa federal Melhor em Casa, do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS), Aristides Oliveira Neto, foram os primeiros palestrantes da tarde desta sexta-feira (16), na Câmara de Vereadores de Pelotas, no seminário Melhor em Casa – a segurança do hospital no conforto de seu lar.   Eles explicaram a Portaria 1600, “Como a atenção domiciliar se insere no sistema de saúde local”, os fluxos de acesso dos usuários e como devem ser feitos os encaminhamentos dos pacientes. Durante o evento, Julieta Fripp, do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar (Pidi), anunciou que o serviço deve entrar em funcionamento no dia 26 de março.

          Por meio de uma parceria da Prefeitura com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Hospital Escola da Fundação de Apoio Universitário (FAU), encontram-se em fase de formação três equipes da FAU/UFPel, que viabilizarão o atendimento em casa daqueles pacientes que necessitam de cuidados mas não precisam ficar hospitalizados – eles podem receber estes cuidados em suas próprias casas, o que, além de beneficiá-los sob o ponto de vista emocional, já que não serão privados do aconchego do lar, também diminui o risco de infecções hospitalares. Cada equipe atenderá, simultaneamente, até 60 pacientes ao mês. 

          As discussões na tarde desta sexta-feira foram mais voltadas aos profissionais que atuarão nestas equipes – cerca de 30 estão sendo contratados. Eles foram orientados a como fazer o encaminhamento dos pacientes. “Também explicamos à comunidade que o ingresso dos pacientes nos Serviços de Atenção Domiciliar (SADs) deve ser feitos através das equipes que já os atendem, seja via Unidade Básica de Saúde (UBS), Unidade Básica de Atendimento Imediato (Ubai) Navegantes, Pronto Socorro de Pelotas (PSP) ou hospitais”, antecipou a superintendente Patrícia Guerreiro.

          O programa Melhor em Casa, lançado oficialmente pelo governo federal em novembro do ano passado, pretende ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de lançamento do programa em nível local, em Pelotas, ocorreu na abertura do Seminário, na Câmara de Vereadores, no início da manhã, e, além de Aristides Oliveira Neto (MS), Patrícia Guerreiro (SMS) e Julieta Fripp (Pidi), também contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Arita Bergmann; do reitor da UFPel, professor César Borges; e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Guilherme Belletti, entre outros. A presidência dos trabalhos foi delegada pelo presidente do Legislativo Municipal, professor Adinho Nogueira, ao vereador Ivan Duarte, proponente da cedência do local.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."