Clooney protestou contra o governo do Sudão |
WASHINGTON – A prisão do ator George Clooney por protesto contra o governo do Sudão é um dos temas principais do Twitter nesta manhã. O canal #freeclooney vem recebendo apoio até mesmo da Anistia Internacional, que desenvolve uma campanha pedindo a prisão de Omar al-Bashir, o presidente sudanês, para que ele seja julgado pela Tribunal Penal Internacional.
Clooney foi preso por “desobediência” nesta sexta-feira ao participar de protesto em frente à embaixada do país em Washington, nos EUA. Um grupo de manifestantes acusa al-Bashir de provocar uma crise ao bloquear o acesso de ajuda humanitária e alimentos à região das montanhas de Nuba, na fronteira com o Sudão do Sul.
Antes de ser preso, Clooney afirmou que, se nenhuma providência for tomada nos próximos meses, o mundo irá ver “um desastre humanitário de verdade”. O ator espera chamar a atenção do presidente Barack Obama para a causa e é apoiado pelo pai, Nick, e pelo parlamentar democrata Jim Moran.
Segundo a rede americana CNN, Clooney havia dado seu testemunho no Congresso afirmando que há uma “campanha de assassinato” ocorrendo no Sudão.
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com