Pesquisar aqui

segunda-feira, 12 de março de 2012

Adotar hábitos saudáveis na juventude ajuda a prevenir a osteoporose

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 13% a 18% das mulheres com mais de 50 anos têm a doença

Praticar exercícios físicos regularmente contribui para o fortalecimento dos ossos e dos músculos 
Foto: Rogerio da Silva / Agencia RBS

As mulheres vivem cerca de oito anos a mais do que os homens, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em função disso, elas também podem sofrer com doenças e agravos relacionados ao processo do envelhecimento. Por isso, investir em hábitos saudáveis na juventude pode garantir uma saúde mais equilibrada na velhice, assegura a coordenadora de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, Luiza Machado. 

— O "segredo" é se manter sempre ativa, com hábitos saudáveis de vida, como alimentação saudável e rica em cálcio, além de atividade física, que ajuda na prevenção de doenças como a osteoporose (diminuição da massa óssea) — afirma Luiza. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 13% a 18% das mulheres e de 3% a 6% dos homens com mais de 50 anos têm osteoporose em todo o mundo. No Brasil, o Ministério da Saúde aposta em ações de prevenção à doença desde a infância para garantir uma "poupança óssea". 

— É preciso estimular uma dieta mais saudável, rica em verduras, legumes e frutas, além de aumentar o consumo de leite e derivados — alimentos com alto índice de cálcio — e diminuir o consumo de refrigerantes — alerta. 

Os vegetais de cor verde escuro, peixes, castanhas e nozes são outras fontes de cálcio.

— Temos também que motivar as crianças e jovens a saírem da frente do computador e da televisão, andar ao ar livre, praticar atividades físicas, fazer algum tipo de esporte", acrescenta a coordenadora.

A exposição ao sol, de 15 a 20 minutos, também é um hábito importante para a prevenção da osteoporose, uma vez que o sol é responsável pela formação da vitamina D no organismo, o que contribui para a fixação do cálcio, lembra Luiza.

Atividades físicas

Praticar exercícios físicos regularmente — outra recomendação do Ministério da Saúde — contribui para o fortalecimento dos ossos e dos músculos. O Sistema Único de Saúde coordena a implementação de espaços adequados para a prática de atividades físicas, com acompanhamento profissional e vinculação às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Trata-se do Programa Academias da Saúde, cuja meta é construir quatro mil polos do programa até 2014. Até o momento, 1.948 polos já estão habilitados.

O Ministério da Saúde ainda orienta que as mulheres procurem uma UBS ao entrarem na menopausa, principalmente as que apresentarem fatores de risco ou casos de osteoporose na família. 

— O SUS garante o tratamento, que pode ser feito nas unidades de saúde. Os medicamentos para o tratamento de osteoporose estão disponíveis tanto nas unidades do SUS quanto pelo programa Farmácia Popular — explica a coordenadora.

Fonte: Ministério da Saúde


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."