Pesquisar aqui

quarta-feira, 14 de março de 2012

Do nosso leitor e Jornalista Cauê Primo


Postado em  Blog Cauê Primo :  o Jornalista, Técnico em Segurança do Trabalho e um atento leitor do Pelotas de Portas Abertas, enviou seu post sobre alguns cuidados, que se deve proceder na hora de um acidente de queimadura. 

Domingo, 11 de março de 2012
Como socorrer vítima de queimadura

Prevenir é melhor do que remediar, já dizia o velho ditado. Pelo fato de menosprezarmos o perigo que nos ronda no dia-a-dia, podemos por momentos de dor, desconforto e desespero. Quando queimados, resta-nos contar com a boa memória e colocar em prática os primeiros socorros que veremos logo adiante. Saiba como evitar ou amenizar o desconforto de quem, por descuido, brinca com o fogo.

O termo queimadura se refere ao resultado da ação direta ou indireta do calor sobre o organismo. No Brasil, ocorrem cerca de um milhão de casos de queimaduras por ano e as queimaduras constituem numa importante causa de mortalidade, principalmente devido às infecções dela decorrentes. As causas mais comuns de queimadura são a chama do fogo, o contato com a água fervente ou outros líquidos quentes e o contato com objetos aquecidos. As queimaduras provocadas por corrente elétrica e por agentes cáusticos (queimadura química) são causas menos comuns.

As queimaduras em crianças geralmente ocorrem em casa, por derramamento de líquidos quentes sobre o corpo (água fervente na cozinha, água quente no banho, óleo de cozinha quente,etc.). A maior causa de queimaduras em adolescentes, e a segunda maior em crianças, decorre da chama do fogo, pela manipulação do álcool etílico líquido.

Os adultos se queimam mais freqüentemente com a chama do fogo e, principalmente, no ambiente profissional. As queimaduras por contato com objetos quentes são mais comuns nos idosos e pessoas alcoolizadas, ou sob efeito de drogas ilícitas.

Sempre resfrie o local com bastante água corrente e procure atendimento médico depois. Somente o médico pode indicar o tratamento adequado.

O que NÃO se deve fazer
• Nunca passar pasta de dente, pomadas, ovo, manteiga, óleo de cozinha... apenas água fria é permitido. Gelo também não pode, pois também pode queimar.
• Nunca furar as bolhas
• Nunca retirar a pele morta
• Nunca arrancar a roupa grudada na área queimada
• Nunca apertar o ferimento.

O que se deve fazer

    Sempre use água corrente ou soro fisiológico em abundância;

    Se a roupa estiver a arder, envolver a vitima numa toalha molhada ou, na sua falta, fazê-la rolar pelo chão ou envolvê-la num cobertor (cuidado com os tecidos sintéticos);
    Se a vitima se queimou com água ou outro líquido a ferver, despi-la imediatamente;
    Dar água a beber frequentemente;
  Arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente, até a dor acalmar;
    Transportar a vítima para o Hospital;
    Queimadura por choque elétrico, chamar o serviço de emergência

Téc em Segurança do Trabalho - DRT/RS 11805
Jornalista - DRT/RS 12866
caueprimo@hotmail.com


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."