Pesquisar aqui

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

UFPEL : Reitor Del Pino não reconhece eleição no HE


Por: Tânia Cabistany
taniac@diariopopular.com.br 

O reitor eleito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, não vai reconhecer o processo eleitoral ocorrido no Hospital-Escola (HE FAU/UFPel) sexta-feira (7), quando foi eleito o diretor executivo da Fundação de Apoio Universitário (FAU), Luiz Vicente Borsa Aquino, como superintendente do HE.

Del Pino considera que não existe legitimidade no processo pela falta de ampla discussão na comunidade acadêmica, o que será feito quando assumir a Reitoria. Só depois desse debate é que ocorrerá nova eleição, assinala Del Pino. 

“Nossa posição era contra a adesão da UFPel à Ebserh sem ampla discussão acadêmica, mas o Conselho Universitário aderiu. Essa eleição não tem nenhuma legitimidade porque o superintendente vai trabalhar com a futura administração e o momento de definição da governança que inclui esse cargo não é agora”, afirma. De acordo com o novo reitor, isso será feito após o diagnóstico institucional, no momento adequado, quando começará a discutir a contratualização da Universidade com a Ebserh. “Não poderia ter sido feito agora”, reafirma.

Del Pino pontua que se trata de um cargo de livre nomeação do reitor e que isso será discutido posteriormente com a comunidade do HE. O processo ocorrido, em sua avaliação, não foi democrático por falta de debates de temas relevantes. As prioridades, conforme o novo reitor, são autonomia universitária, desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão na qualificação de assistência à saúde 100% SUS.

Entenda o caso

O Conselho Universitário (Consun) da UFPel, por 37 votos a 23 e uma abstenção, se mostrou favorável à adesão da instituição à Ebserh. Desde que o governo federal criou a Ebserh como solução para os problemas financeiros e de gestão enfrentados pelos hospitais universitários brasileiros, que assim como o HE UFPel/FAU, têm grandes dívidas e dificuldades para se manter, o assunto tem gerado muita polêmica.

As divergências quanto ao assunto tiveram reflexo e houve protesto em frente ao prédio do antigo Liceu. O grupo a favor foi composto por funcionários da Fundação de Apoio Universitário (FAU), que por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) devem ser desvinculados da instituição. Com a chegada da Ebserh, o governo federal promete fazer um processo simplificado de contratação dando maiores chances a quem já tem experiência e trabalha no local.

Enquanto o atual reitor da instituição Cesar Borges foi a favor da adesão, o futuro gestor, Mauro Del Pino, se mostrou contra. O movimento contrário à adesão foi formado pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), a Associação dos Docentes da UFPel (Adufpel) e a Associação dos Servidores (Asufpel).


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."