Pesquisar aqui

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Fraude nos Vestibulares


PF prende 51 por esquema de fraudes em vestibulares

Quatro foram detidos no RS por suspeita de atuar em quadrilha que cobrava até R$ 80 mil de alunos

A Polícia Federal (PF) informou, na tarde desta quinta-feira, que 51 pessoas foram presas na Operação Calouro, que desmantelou quadrilhas que fraudavam vestibulares de medicina em faculdades de 10 Estados do Brasil. A PF divulgou também que havia sete grupos atuando no esquema, sendo dois deles em ação há mais de 15 anos.

Do total de presos acusados de participar do esquema, quatro atuavam no Rio Grande do Sul, 18 atuavam em Goiás, nove em Minas Gerais, cinco no Rio de Janeiro e em São Paulo, quatro no Distrito Federal, três no Tocantins, dois no Espírito Santo e um no Acre. Segundo a nota oficial da PF, mais de 40 instituições de ensino superior foram vítimas da atuação das quadrilhas. 

Esses grupos se concentravam em faculdades particulares de Goiás e Minas Gerais, pois, diz a PF, as "federais possuem grande segurança em seus processos seletivos". A PF informou ainda que não tem elementos para precisar quantas pessoas foram beneficiadas pelo esquema.

De acordo com a PF, ainda é difícil precisar o lucro que as quadrilhas obtiveram com o esquema. "É difícil de precisar, visto que cada uma delas cobra preços variados conforme o tipo de fraude", relata nota oficial. O valor por aluno, no entanto, chegava a R$ 80 mil.

O comunicado da PF afirma que, no primeiro momento, serão investigadas as quadrilhas e, depois, o objetivo será identificar os beneficiados pelo esquema. "Os que forem identificados serão indiciados e posteriormente responderão ao processo criminal pelo ato que cometeram. Os alunos podem ser excluídos administrativamente ou judicialmente", destaca comunicado.


Não perca a hora : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."