Pesquisar aqui

domingo, 20 de janeiro de 2013

CAMELÔS deixam a área central de Pelotas


Prefeitura de Pelotas retira bancas de camelôs do calçadão

Quem passar pelas ruas centrais de Pelotas e calçadão, a partir desta segunda-feira (21), vai notar uma sensível diferença. Dezenas de vendedores ambulantes que ocupavam irregularmente espaços públicos tiveram que se retirar, seguindo determinação da prefeitura de Pelotas. Às 9h deste domingo (20), equipe da Sersul, empresa contratada para a limpeza urbana do Município, começou a remoção das estruturas de cerca de 45 bancas que funcionaram, por anos, no calçadão da rua Andrade Neves.

Também serão recolhidos hoje materiais e bancas que estejam nas calçadas de outras ruas do Centro. O Sanep lavará os passeios desocupados. A ação é supervisionada pelo assessor especial do Programa Cidade Bem Cuidada Paulo Morales e pelo superintendente da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) Mogar Xavier, com apoio da Guarda Municipal (GM).

Por volta das 9h15, o morador Lauro Ribeiro, de 81 anos, que retornava da compra diária do jornal, não disfarçava a satisfação em ver o calçadão desocupado outra vez. Natural de Arroio Grande, ele contou que mora em Pelotas desde os 15 anos e as calçadas do Centro sempre estiveram “limpinhas”, até anos atrás, quando o passeio público passou a ser gradativamente tomado por camelôs. “Nós também temos o direito de poder caminhar livremente”, ponderou. O aposentado disse que ia contar à esposa a boa notícia e convidá-la para logo passear pelo calçadão.

Ao deparar-se com a movimentação da retirada das bancas da Andrade Neves, outro transeunte questionou se também os proprietários de lojas terão que fazer cumprir a lei. “Direitos iguais para todos”, argumentou. O assessor Paulo Morales tranquilizou o cidadão, assegurando que a partir desta segunda-feira (21) haverá fiscalização diária dos passeios públicos e os lojistas terão que respeitar o alinhamento predial e não tornar a invadir as calçadas, um procedimento comum nos últimos anos, ou serão notificados.

Terminou ontem (19) o prazo para que os vendedores ambulantes irregulares - todos notificados com antecedência -, desocupassem as calçadas do Centro da cidade. A maioria teve garantida uma banca no Pop Center, centro comercial popular que entrou em funcionamento no dia 14 deste mês, na praça Cipriano Barcelos (ao lado do antigo camelódromo, que será desmontado a partir do dia 24). Quarenta vendedores estão em lista de espera.


Redator: Joice Lima – jornalista profissional diplomada MTb/RS 025029


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."