Barragem está mais de um metro abaixo do normal
Mesmo com a barragem abaixo do nível, o diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams, garante que a autarquia possui estabilidade para manter o fornecimento pelos próximos cinquenta dias
Por: Osiris Reis
osiris@diariopopular.com.br
Está na hora de se acostumar com o tempo nublado e algumas pancadas de chuva durante os próximos dias em Pelotas: a previsão deve durar, no mínimo, até o início da próxima semana. Enquanto o sol tira alguns dias de férias, o tempo é propício para armazenar água na Barragem Santa Bárbara, atualmente 1,4 metro abaixo da média. Por enquanto, o mês acumulou 59,4 milímetros de chuva, mais da metade do registrado pelo Laboratório de Agrometeorologia da Embrapa no mesmo período do ano passado.
Mesmo com a barragem abaixo do nível, o diretor-presidente do Sanep, Jacques Reydams, garante que a autarquia possui estabilidade para manter o fornecimento pelos próximos cinquenta dias sem chuva. “Há muita evaporação devido às altas temperaturas e também muito consumo”, justifica. O reservatório baixa entre dois e três centímetros diariamente. Caso a situação intensifique-se nos próximos dias, Reydams não descarta a possibilidade de transpor água do Arroio Pelotas, estratégia também adotada ano passado.
A instalação de uma nova rede de água na avenida Salgado Filho deve reforçar o abastecimento em regiões como Areal e Laranjal. A rede com tubulação de 300 milímetros irá aumentar a demanda de água nos reservatórios, o que proporcionará um acréscimo de trinta litros por segundo. Reydams assegura que em dez dias as obras devem estar concluídas.
Previsão
O meteorologista do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (CPPMet/UFPel), Eliton Lima de Figueiredo, explica que a responsável pela instablidade da região é uma nebulosidade vinda do Oceano. Ela permanecerá em atuação durante a maior parte da semana. “Uma frente fria acompanhada de chuva chegará em Pelotas a partir de sexta-feira”, projeta.
A previsão para terça-feira (22) é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva em áreas isoladas e a temperatura máxima deve chegar a 28ºC. Na quarta-feira, a tendência é que o céu fique parcialmente nublado, com as temperaturas em elevação. A possibilidade de pancadas de chuva volta na quinta-feira.
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM