Pesquisar aqui

sábado, 26 de janeiro de 2013

HUGO CHÁVEZ - ''Melhor momento é agora'' ,diz vice


Hugo Chávez está em "melhor momento" após cirurgia, diz vice

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Vice venezuelano Nicolás Maduro mostra documentos assinados por Chávez para provar recuperação
O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse na noite de sexta-feira que Hugo Chávez passa por tratamentos complementares e está no "melhor momento" após a quarta cirurgia para retirada de um câncer na região pélvica, realizada em dezembro.

Chávez está internado há 45 dias em um hospital de Havana após a operação contra um tumor, que tenta eliminar desde junho de 2011. Desde então, não faz aparições públicas e as poucas informações sobre seu estado de saúde são reveladas pelo governo venezuelano.

Ao voltar de Cuba, Maduro disse que o governo dará mais detalhes neste sábado sobre a saúde do chefe de Estado, mas disse que o presidente está otimista com os resultados do tratamento. "Ele tem muita fé no que estamos fazendo e está apegado a Jesus e à vida".

Na transmissão da chegada, feita pelo canal estatal VTV, o vice-presidente mostrou uma série de documentos assinados por Chávez, como prova de que ele está dirigindo o país mesmo internado em Cuba. O conteúdo das medidas referendadas pelo mandatário será conhecido nos próximos dias.

Maduro ainda transmitiu mensagens do presidente à população. Chávez pediu que os venezuelanos "não baixem a guarda em relação à conspiração permanente do imperialismo e o ódio dos inimigos da pátria" e disse que deve enfrentar o que chamou de "mentira da direita internacional com a verdade permanente".

Nesse ponto, Maduro fez referência à foto falsa publicada na quarta (23) pelo jornal espanhol "El País", que foi atribuída ao presidente, mas que era de um vídeo médico publicado no site YouTube em 2008. Na ocasião, o jornal pediu desculpas pela publicação, mas a Venezuela disse que vai processar judicialmente a publicação.

Por fim, Chávez agradeceu o afeto e o carinho demonstrado pela população venezuelana nas manifestações feitas para apoiar o chefe de Estado.

PROBLEMA POLÍTICO

Apesar de ter delegado poder ao vice, Nicolás Maduro, com autorização da Assembleia Nacional, Chávez não tomou posse para o seu quarto mandato como presidente, que começou no dia 10. Ele foi empossado após decisão da Casa Legislativa e do Tribunal Supremo de Justiça, que reconheceram sua reeleição.

A decisão judicial causou insatisfação em setores da oposição, que consideraram o cargo vago por causa da internação de Chávez e pediram a posse do presidente da assembleia, Diosdado Cabello, e a convocação de novas eleições 30 dias após a data de posse.

Mesmo com o reconhecimento de adversários como o governador e ex-presidenciável Henrique Capriles, os opositores ainda apresentaram recurso à OEA (Organização dos Estados Americanos), que considerou a investidura legal.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."