Obtenção de vistos para os EUA em Porto Alegre pode ocorrer em 2013
Embaixador americano informou chance de antecipação em cerimônia oficial de reabertura do consulado
A cerimônia que oficializou a reabertura de consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, nesta terça-feira, renovou as expectativas de uma inauguração mais breve da representação diplomática. Presente em evento no Hotel Sheraton, o embaixador Thomas Shannon relatou que existe a possibilidade dos gaúchos começarem a requisitar vistos ainda em 2013.
Segundo ele, é conservadora a meta de terminar as reformas do prédio, na avenida Assis Brasil, no final de 2014. Shannon indicou que a inauguração do escritório poderá ser antecipada e que a operação de um centro de atendimento para renovação de vistos, e para pessoas de mais de 60 anos e menos de 16 anos obterem novos vistos, poderá ocorrer neste ano. Ele também avaliou que a meta de emitir 1 mil vistos por dia poderá ser ampliada. "No ano passado emitimos 1 milhão de vistos, mas estamos construindo capacidade para emitir 2 milhões de vistos", ponderou o embaixador.
O advogado Marcino Rodrigues, que mediou o processo de reabertura do consulado, destacou a conquista para a região Sul. "Estamos realizando um sonho de gaúchos e talvez dos catarinenses que estão próximos. O firmamento desse contrato locatício tem significado muito maior que isso. É uma boa notícia para o Rio Grande do Sul", avaliou.
"O RS ganha uma facilidade com uma porta de entrada para o outro país. Para investimentos, intercâmbio cultural, logística etc", acrescentou Rodrigues. "O presidente Barack Obama discutiu diretamente com a presidente Dilma Rousseff a reabertura no Rio Grande do Sul e a abertura de um novo escritório em Belo Horizonte", salientou o advogado.
Rodrigues comentou que as projeções ortodoxas para reabertura são feitas para garantir o cumprimento de todos os requisitos de serviço e segurança. "O prédio terá necessidades de segurança contra ataques terroristas e outros tipos de situações emergenciais", salientou. Rodrigues não quis dar mais detalhes pelas questões de estratégia e inteligência.
Com informações de Samantha Klein.
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM