Pesquisar aqui

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

VISTOS para os EUA em Porto Alegre


Obtenção de vistos para os EUA em Porto Alegre pode ocorrer em 2013

Embaixador americano informou chance de antecipação em cerimônia oficial de reabertura do consulado

A cerimônia que oficializou a reabertura de consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, nesta terça-feira, renovou as expectativas de uma inauguração mais breve da representação diplomática. Presente em evento no Hotel Sheraton, o embaixador Thomas Shannon relatou que existe a possibilidade dos gaúchos começarem a requisitar vistos ainda em 2013. 

Segundo ele, é conservadora a meta de terminar as reformas do prédio, na avenida Assis Brasil, no final de 2014. Shannon indicou que a inauguração do escritório poderá ser antecipada e que a operação de um centro de atendimento para renovação de vistos, e para pessoas de mais de 60 anos e menos de 16 anos obterem novos vistos, poderá ocorrer neste ano. Ele também avaliou que a meta de emitir 1 mil vistos por dia poderá ser ampliada. "No ano passado emitimos 1 milhão de vistos, mas estamos construindo capacidade para emitir 2 milhões de vistos", ponderou o embaixador.

O advogado Marcino Rodrigues, que mediou o processo de reabertura do consulado, destacou a conquista para a região Sul. "Estamos realizando um sonho de gaúchos e talvez dos catarinenses que estão próximos. O firmamento desse contrato locatício tem significado muito maior que isso. É uma boa notícia para o Rio Grande do Sul", avaliou.

"O RS ganha uma facilidade com uma porta de entrada para o outro país. Para investimentos, intercâmbio cultural, logística etc", acrescentou Rodrigues. "O presidente Barack Obama discutiu diretamente com a presidente Dilma Rousseff a reabertura no Rio Grande do Sul e a abertura de um novo escritório em Belo Horizonte", salientou o advogado.

Rodrigues comentou que as projeções ortodoxas para reabertura são feitas para garantir o cumprimento de todos os requisitos de serviço e segurança. "O prédio terá necessidades de segurança contra ataques terroristas e outros tipos de situações emergenciais", salientou. Rodrigues não quis dar mais detalhes pelas questões de estratégia e inteligência.

Com informações de Samantha Klein.


Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."