Pelotas será palco do III Festival Internacional Sesc de Música de 14 a 26 de janeiro de 2013
A cidade gaúcha de Pelotas será sede da terceira edição do evento realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, que vai trazer ao Estado músicos de 12 países, além de promover uma ampla programação cultural.
Além do título de Capital Nacional do Doce, o município gaúcho de Pelotas é palco de um dos maiores eventos de música da América do Sul.
Na sua terceira edição, o Festival Internacional Sesc de Música promete começar o novo ano movimentando a região sul do Estado, com programação que iniciou no dia 14 de janeiro e segue até o dia 26.
Durante os 13 dias, os espaços culturais mais tradicionais de Pelotas, além de praças e bairros da cidade estarão repletos de acordes vindos de diversos lugares do Brasil e do mundo.
Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o III Festival Internacional Sesc de Música apresenta uma ampla e selecionada programação cultural com 40 espetáculos gratuitos divididos em recitais, música de câmara, concertos e apresentações de música instrumental, oficinas de musicalização para crianças
e adolescentes, além de 28 oficinas de instrumentos e canto. Mais de 400 profissionais entre músicos, professores e alunos de países como Espanha, Japão, China, República Tcheca, Alemanha, Itália, Bielorússia e França estarão em Pelotas.
Entre os nomes confirmados estão Emmanuele Baldini, renomado violinista italiano, atual “spalla” da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; Fernando Cordella, cravista gaúcho e fundador dos grupos Capela Strumentale e Concerto barroco; o Quinteto Villa-Lobos, clássico grupo de músicos de câmara brasileiro;
e o sexteto instrumental Escalandrum, da Argentina.
Festival na Comunidade
Para 2013, o Festival segue com a atuação junto à comunidade com a série “O Festival na Comunidade”. O Festival apresentará recitais, concertos, shows e música de câmara em bairros e espaços já tradicionalmente ocupados pela arte (como o Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), a Sociedade Música pela Música, a Catedral e o Theatro Guarany). Tudo isso para descentralizar a programação e possibilitar mais acesso por parte população.
Sobre os Cursos
Os cursos e oficinas são divididos em cordas, madeiras, metais, piano, regência de Banda Sinfônica, canto coral, música antiga, choro, música instrumental brasileira e jazz. As aulas acontecem em dois turnos: manhã e tarde. E durante todo o dia, em diversos horários, acontecem espetáculos com entrada franca para toda a comunidade.
Realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, o Festival conta com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Pelotas, assim como o apoio cultural da Faculdade Senac, da Universidade Federal de Pelotas, da Universidade Católica de Pelotas, da Bibliotheca Pública Pelotense, da Ospa, Caixa Econômica Federal e do Expresso Embaixador.
Mais informações pelo site www.sesc-rs.com.br/festival.
DADOS RESUMIDOS DO EVENTO:
III Festival Internacional Sesc de Música - Pelotas/RS
Realização: Arte Sesc – Cultura por toda parte – Sesc/RS, entidade pertencente ao Sistema Fecomércio-RS
Apoio institucional: Prefeitura Municipal de Pelotas
Apoio cultural: Faculdade Senac, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Católica de Pelotas, Bibliotheca Pública Pelotense,Ospa, Caixa Econômica Federal e Expresso Embaixador.
Data de realização: 14 a 26 de janeiro de 2013
Bilheteria: Entrada franca
(Para os espetáculos das 21h, no Theatro Guarany, os ingressos gratuitos e limitados devem ser retirados antecipadamente no Sesc - Rua Gonçalves Chaves, 914 - Pelotas)
Jornalismo RU.com - 17 h de seg. a sex - RU 1160AM