De acordo com a pesquisa, um atendimento ruim pode causar frustrações ao viajante |
Por: Michele Ferreira
michele@diariopopular.com.br
De malas prontas para aproveitar as férias de julho, o viajante tem uma ressalva a acrescentar na bagagem: não bastam os serviços e produtos serem bons. A qualidade no atendimento é valor fundamental à satisfação e, se não vier no "pacote", pode dar lugar à frustração. Esse é um dos apontamentos da pesquisa Perfil do turista e dos segmentos de oferta realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Confederação Nacional do Turismo (CNTur).
O estudo qualitativo ouviu pessoas de diferentes perfis: homens e mulheres, casados e solteiros, de jovens a idosos, de distintas classes sociais, moradores de capitais das cinco regiões do país. Com base em resultados identificados na pesquisa desenvolvida com cidadãos que viajaram pelo menos uma vez nos últimos 12 meses, o Diário Popular ouviu lideranças do setor em Pelotas. São posições da iniciativa privada ao Poder Público. São reflexões do que ainda precisa avançar para o município se transformar em um destino verdadeiramente turístico da região, do Estado e do Brasil.
Hoje, não há um levantamento oficial do número de visitantes que pisa sobre Pelotas. Dados sobre os atendimentos prestados nos três Postos de Informações servem de referência. Em 2011, foram 35.479 pessoas atendidas e, em 2010, 37.909. Neste ano, encerrado o primeiro semestre, 29.269 cidadãos recorreram aos locais. A origem desses turistas também costuma integrar as estatísticas, embora nem todos respondam às indagações. Dos 36.450 que o fizeram em 2010, 97,5% eram do próprio Rio Grande do Sul. Em 2011, a proporção se manteve. Foram os gaúchos os principais visitantes, com os mesmos 97,5%.
Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com