Por: Fernanda Franco
fernanda@diariopopular.com.br
O Santander deve ser o novo responsável pela folha de pagamento dos municipários de Pelotas. A licitação para concorrência pública, publicada na metade da semana passada, foi aberta nesta sexta-feira (27) e apenas o banco apresentou proposta. Para realizar o serviço pelos próximos cinco anos, a instituição particular ofereceu R$ 6.741.000,00 à prefeitura. Com a primeira fase do certame concluída, após a proposta ter sido aprovada, o resultado será agora encaminhado à Procuradoria e depois à homologação do prefeito Fetter Júnior (PP).
Através de um acordo feito entre diversas cidades gaúchas e a Famurs, o Banrisul é hoje o responsável pela prestação do serviço. Na época, o banco ofereceu R$ 25 milhões para realizar o pagamento. Com o vencimento do contrato acertado com Pelotas ocorrendo este ano e sem a demonstração de interesse da entidade financeira em renovar o acordo, um processo licitatório foi aberto pela prefeitura para que bancos particulares pudessem se candidatar ao desempenho do serviço.
O secretário de Gestão Financeira, Sérgio Lopes, esclarece que as entidades públicas têm prioridade na execução do serviço financeiro, mas como nenhum banco público demonstrou interesse em executar o pagamento da folha dos municipários, o certame público precisou ser aberto aos bancos particulares interessados.