Pesquisar aqui

terça-feira, 24 de julho de 2012

Alongar-se diminui o risco de lesões musculares


Por: Ana Cláudia Dias
Para Pelotas de Portas Abertas.com
Além de relaxar a musculatura, o exercício ainda solta as aritculações, 
reduz o estress e melhora a circulação sanguínea.
(Foto: Moizes Vasconcellos )

Alongar-se aumenta a flexibilidade e diminui o risco de lesões musculares
Voltado para o aumento da flexibilidade, o alongamento promove o estiramento da fibra muscular e faz com que o indivíduo ganhe amplitude nos movimentos. Democrático, o exercício é indicado para qualquer pessoa, independentemente da faixa de idade, e pode ser praticado em qualquer lugar. Donas de casa, pessoas que trabalham fora, bem como crianças podem ter na atividade uma arma contra lesões e problemas de coluna, por exemplo, o que muda é a intensidade do exercício e o seu objetivo. 

Nos dias de hoje, é normal que as pessoas passem horas sentadas. Associadas a esse fato as tensões do cotidiano ajudam a deixar o corpo duro, dolorido e, geralmente, em má postura. Para resolver esses problemas "o corpo deveria ser alongado como um todo, diariamente", diz a fisioterapeuta Daniele Prestes Ritta. 

Apesar desta indicação, a profissional não estipula regras quanto ao melhor horário e se há necessidade de repetições durante o dia, cada indivíduo tem uma necessidade e somente um profissional da área pode indicar a melhor maneira de se alongar.

Entre os efeitos positivos no organismo está a redução da tensão, ou seja, alongar deixa a musculatura relaxada. A atividade também tem a função de: soltar as articulações, reduzir o estresse, promover uma melhora na circulação sanguínea e na respiração, prevenir lesões musculares, porque deixa o corpo preparado para o exercício, além de dar ao praticante maior consciência corporal. 

Para a fisioterapeuta o mais indicado é alongar-se antes e depois do trabalho físico. O corpo “é inteligente e entende o que está sendo feito”, avalia. Alongamento faz muito bem para idosos e sedentários, afirma Daniele. Nestes casos o resultado positivo depende da troca de informações entre o profissional e o cliente e também da capacidade do indivíduo. "Sempre respeitando os limites de cada um”.

Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."