Pesquisar aqui

quarta-feira, 25 de julho de 2012

RU comemora 45 anos nesta quarta-feira


O pioneirismo da rádio foi evidente com as gravações dos LPs do Samba Jovem e a transferência de eventos internacionais como o Miss Universo de 1972.

Por: Redação
web@diariopopular.com.br

A Rádio Universidade (RU) comemora quatro décadas e meia nesta quarta-feira (25). Uma trajetória que se mistura com a história da cidade de Pelotas. Tendo a busca por um diferencial como objetivo desde a fundação, a emissora da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) trouxe para a cidade os festivais de música do final dos anos 1960, como o Samba Jovem, evento de sucesso por onde passaram nomes como Kleiton e Kledir Ramil. 

O diretor da RU, José Maria Marques da Cunha(foto), de 73 anos, que está na rádio desde os 27, destaca esse pioneirismo como uma das marcas do veículo, que editou o primeiro LP de Pelotas, com as gravações do segundo Samba Jovem. “Também fomos os primeiros da cidade a transmitir eventos internacionais, com o Miss Universo de 1972 em Porto Rico”. A queda do Muro de Berlim, eventos de Fórmula 1, duas copas do mundo de futebol e as transições de dois papas são outros exemplos de coberturas da RU pelo mundo.

Fazem parte da história da emissora também a mostra de música, que todos os anos ajuda a divulgar artistas que trabalham na noite pelotense, e o Bloco da RU, criado no 35º aniversário da rádio e que participa do Carnaval.

A emissora foi a última em Pelotas implantada para operar em AM e, com o advento da FM, teve de buscar a qualificação para não perder espaço. A ideia então foi concentrar o foco na notícia local e no esporte. “O fenômeno do rádio é local, e é por isso que emissoras maiores de Porto Alegre não chegam aqui”, opina Cunha.

Além disso, a emissora tem ainda uma característica diferenciada, a aproximação com o curso de Comunicação da UCPel, que promove o aprendizado dos estudantes na prática jornalística. “Nos últimos anos tem havido um aumento do número de estagiários aqui. Entendemos que a prática é fundamental para a formação, especialmente na área da comunicação”, diz o diretor. 

A programação para as comemorações no dia do aniversário da Rádio Universidade conta com uma missa em ação de graças na Capela do Campus I da UCPel às 8h15min; sessão solene da Câmara de Vereadores no Clube Brilhante às 19h e jantar de confraternização às 20h30min, também no Brilhante.


Fale Conosco : pelotasdeportasabertas@hotmail.com

E-MAIL

Você pode ser um colaborador.

Envie suas sugestões para o e-mail :

pelotasdeportasabertas@hotmail.com

" Povo que reivindica seus direitos é melhor respeitado."